sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Igreja Imaculado Coração de Maria

Igreja Imaculado Coração de Maria
Igreja Imaculado Coração de Maria
Igreja Imaculado Coração de Maria - detalhe da torre
Igreja Imaculado Coração de Maria - fachada
Igreja Imaculado Coração de Maria - porta de entrada principal
Igreja Imaculado Coração de Maria - detalhe da porta
Igreja Imaculado Coração de Maria - vista parcial da lateral


A igreja da Paróquia Imaculado Coração de Maria está localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas (antiga Rua Ivahy), esquina com a Rua Nunes Machado. É uma Unidade de Interesse de Preservação.

A origem da igreja está em uma pequena capela provisória construída junto à casa dos Missionários Claretianos, benzida em 24 de maio de 1908.

Em 1910, substituindo a capela, foi inaugurado o Santuário Matriz do Imaculado Coração de Maria.

Com o tempo a igreja foi ficando pequena e os padres pediram ao então vice-governador Caetano Munhoz da Rocha (1879-1944), que era devoto do Coração de Maria, a doação do projeto de um novo templo. O projeto foi feito gratuitamente pela Diretoria de Obras Públicas do Município de Curitiba, comandada na época pelo engenheiro João Moreira Garcez.

A pedra fundamental do Santuário, no formato de uma cruz latina, foi lançada em 17 de agosto de 1917 e a inauguração ocorreu em 3 de dezembro de 1922.

Em 12 de março de 1923 houve um incêndio na igreja, que consumiu o altar-mor, feito em madeira e que tinha uma imagem do Coração de Maria vinda da Espanha, entre outras imagens.

Com a ajuda financeira de fiéis, o altar foi reconstruído  e a nova imagem do Coração de Maria foi entronizada em 3 de fevereiro de 1924.

No início a construção da igreja não seguiu exatamente o projeto de João Moreira Garcez. Os vitrais da fachada e das torres foram preenchidos com tijolos, entre outras coisas. Mas os vitrais foram colocados na década de 1950, assim como o relógio doado por Eduardo Thá. Naquela reforma dos anos 1950, além dos vitrais e do relógio, foram colocados o anjo sobre a torre menor, a imagem do Coração Maria, a cruz e o escudo da Congregação, concluído, de certa forma o acabamento. Uma das coisas que ficou diferente do projeto original foi a cúpula abobadado da torre, que pelo projeto seria na forma de agulha, com uma cruz na ponta.

Como muitas outras instituições religiosas na cidade, está também teve (e tem) uma atuação social importante: alfabetização de adultos, corte e costura, datilografia, coleta e distribuição de roupas e medicamentos, gabinete dentário, e diversas outras atividades.

Os Missionários Claretianos


A Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria foi fundada na cidade de Vic (Espanha) em 16 de julho de 1849 por Santo Antônio Maria Claret.

Antônio Maria Claret lutou contra a escravidão, fundou uma caixa de amparo para agricultores pobres, uma escola agrícola. Moderno para o tempo, criou uma editora e livraria e imprimiu milhões de livros e folhetos, divulgado a Palavra de Deus.
Além da Congregação masculina, fundou também a das Religiosas de Maria Imaculada para o Ensino.

Os missionário claretianos hoje estão em mais de sessenta países, espalhados por cinco continentes, com escolas, faculdades, institutos e serviços de comunicações (televisão, rádio, internet, livros, revistas); e serviços sociais como creches e centros de juventude.

A Congregação chegou no Brasil em 1895, em São Paulo. A Casa de Curitiba foi oficializada em 1906.

Publicações relacionadas:

Referências:
PARÓQUIA Imaculado Coração de Maria [site]. Disponível em: <http://pcormaria.com>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CASTRO, Elisabeth Amorim de; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Conventos e Seminários: ensaios sobre a arquitetura em Curitiba - 1. 21º ed. Curitiba: E. A. de Castro; M. R. G. Imaguire, 2006. 166 p.