domingo, 13 de outubro de 2019

César Augusto

estátua de César Augusto

estátua de César Augusto

Essa estátua de César Augusto está no bosque existente ao lado dos prédios da Ordem Rosacruz, na Rua Nicarágua.

Na placa colocada na base da estátua está escrito o seguinte:

“Fundador do Império Romano, César Augusto nasceu em 63 a.C. Batizado como Otávio, foi por um dos seus principais títulos – o de Augusto – que ficou conhecido pela História. Era sobrinho neto de Júlio César e, após a morte deste, foi nomeado seu herdeiro. Em fase disto, em 42 a.C. passou a integrar o Segundo Triunvirato romano, na companhia dos generais Lépido e Marco Antonio.
Este foi um período marcado por conspirações e desacordos entre os triúnviros. Lépido foi acusado de traidor e, como consequência, a extensão territorial romana foi dividida entre Otávio (futuro César Augusto) – que se tornou responsável pela área ocidental do Império Romano – e Marco Antônio, que se tornou protetor do lado oriental. 
Marco Antônio, ao dirigir-se para a região oriental, buscou o apoio da rainha egípcia Cleópatra VII, unindo-se a ela. Doações de possessões romanas para a rainha e para os dois filhos que tiveram levaram Otávio (assim chamado até tornar-se Imperador de Roma), com o apoio do Senado romano, a declara guerra ao protetor da parte oriental do Império, vencendo-o em 31 a.C. na Batalha de Ácio. Com a derrota de Marco Antônio e Cleópatra, o Egito tornou-se um domínio de Roma e Otávio foi aclamado libertador da República Romana. Para a população egípcia, apresentou-se como um sucessor dos faraós, tornou o Egito seu território privado e passou a nomear também o governante da região. 
Otávio reorganizou a política romana, trazendo estabilidade e afastando a tirania e o caos que caracterizaram o período anterior. Em 27 a.C. foi declarado Imperator de Roma com o título de “Augusto”, tornando-se assim Supremo Patrono do Senado, do povo romano e da população de todas as regiões conquistadas. Seu período é caracterizado pela Pax Romana, pois foi responsável por trazer paz para o Império e suas fronteiras, além de organizar um programa de reconstrução da cidade de Roma e realizar uma reforma social. Em 12 a.C. também assumiu a função de Sumo Pontífice (cargo semelhante ao de Papa na Igreja Católica), reafirmando a religião romana. 
Ao longo de 41 anos de governo, estabeleceu os parâmetros pelos quais Roma seria lembrada e incentivou a produção artística e literária que concorreu para a reafirmação da grandeza dos romanos entre as populações da Antiguidade.
Otávio morreu em 19 de agosto de 14 d.C. e seu filho adotivo, Tíbério, deu continuidade ao seu legado. 
Esta estátua é uma réplica do “Augusto de Prima Porta” que está no Museu do Vaticano e que foi encontrada em 1863 na ruínas da Villa Ad Gallinas Albas, nas proximidades de Roma, para onde a esposa de Augusto, Lívia, retirou-se após a morte do marido. É uma estátua póstuma de Augusto e foi encomendada por Tibério, seu filho adotivo, em 15 d.C. A original é uma réplica de outra escultura do Imperador, realizada após a conquista e a pacificação da Hispânia e da Gália. Ele está vestido com a gala militar, e o fato de estar descalço – como os deuses eram representados – afirma a posição divina do imperador. As cenas presentes em sua armadura descrevem a vitória romana sobre os Partos, detalhe que possivelmente foi solicitado por Tibério. Esta estátua de César Augusto personifica seu poder e sua autoridade, já que está na posição de um general que se dirige ao povo ao realizar o discurso da vitória. 
Esta réplica da estátua de César Augusto, autorizada pelo Vaticano, foi um presente que o Imperator Emérito, Ralph Maxwell Lewis F. R. C. (1904-1987), então Supremo Secretário, ofereceu ao seu pai, Dr. Harvey Spencer Lewis F. R. C., em 1937. A homenagem se deu em reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido por ele como líder na gestão da AMORC desde sua implantação em 1915 até aquela data (1937).”

Publicações relacionadas:
Ordem Rosacruz
Museu Egípcio e Rosacruz