sábado, 23 de novembro de 2019

Uma UIP modernista - Residência Jaime Wasserman

Casa em estilo modernista
Casa em estilo modernista

Esta casa na Rua Carmelo Rangel é outra em estilo modernista que é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Pesquisando sobre uma outra casa encontrei alguma informação sobre essa. Ela foi projetada e construída pelo engenheiro e arquiteto Jaime Wasserman para ser a sua residência.

O senhor Jaime Wasserman, falecido no dia 25 de setembro de 2016; nasceu no Uruguai, mas antes dos cinco anos de idade passou a residir em Curitiba. Duas de suas obras que já apareceram aqui são o “Conjunto Independência” e o “Conjunto Cosmos”.

Publicação relacionada:
Conjunto Independência
Conjunto Cosmos
Uma modernista que é de interesse de preservação

Texto complementado em 6 dez. 2019.

Referências:
FANTINI, Mariana Teixeira. Paisagens dominantes e alternativas e espaços públicos insurgentes: estudo a partir do Parque Gomm, em Curitiba/PR. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pós-Graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
DA REDAÇÃO. Jaime Wasserman Z”L: uruguaio visionário em terras curitibanas. Gazeta do Povo, Curitiba, 8 out. 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/servicos/falecimentos/jaime-wasserman-zl-uruguaio-visionario-em-terras-curitibanas-f10xh3p770rrktr6letxdbsuo/>. Acesso em; 6 dez. 2019.