domingo, 24 de novembro de 2019

Parque Gomm

Parque Gomm
Parque Gomm

A área do Parque Gomm é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.
Localizado oficialmente, segundo o site da prefeitura, na Rua Hermes Fontes; mas com entrada também pelas ruas Carmelo Rangel e Bruno Figueira.

O local era a residência de Henry Gomm (1867-1929) e de sua esposa Isabel Whithers Gomm (1885-1977).

Originalmente o local também conhecido como Bosque Gomm era bem maior. Hoje resta apenas um terço da área original. O restante está ocupado por um centro comercial.

A grande casa de madeira, também tombada pelo PCP e uma Unidade de Interesse de Preservação, foi deslocada do seu local original e ainda existe. Farei um dia desses uma publicação específica sobre ela.

Na época da construção do centro comercial houve um grande movimento de pessoas que opunham-se à construção e queriam toda a área preservada como um parque público.

No livro de tombo, o processo 04/88 foi iniciado em 11 de novembro de 1988, sendo já proprietários os atuais donos do centro comercial. O tombamento foi aprovado em 6 de abril de 1989. Na área destinada as observações está anotado “… As intervenções, tanto no edifício quanto na área envoltória, deverão ser objeto de autorização prévia por parte da Curadoria do Patrimônio Histórico e Artístico.”

Li recentemente que no local construirão um memorial inglês, mas desconheço os detalhes.

Publicações relacionadas:
Memorial Inglês no Parque Gomm
Três painéis de azulejos no Memorial Inglês
Outros três painéis de azulejos no Memorial Inglês
Homenagem a Beatrix Potter no Memorial Inglês
Telephone