domingo, 15 de março de 2020

A antiga sede da Sociedade Beneficente Rio Branco

A antiga sede da Sociedade Beneficente Rio Branco
A antiga sede da Sociedade Beneficente Rio Branco
A antiga sede da Sociedade Beneficente Rio Branco
A antiga sede da Sociedade Beneficente Rio Branco - detalhe de grade

A Handwerker Unterstützungs Verein foi fundada em 19 de julho de 1884 por doze pessoas. Uma sociedade beneficente (como muitas na época, em um tempo que não havia previdência social) dos artesãos. No início eram principalmente os trabalhadores da “Cervejaria Glória”.

O terreno onde está o prédio, na antiga Rua Xavier de Miranda, atual Rua Visconde do Rio Branco; foi adquirido em 1892 e em 1894 adquiriram o terreno vizinho, na esquina com a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

Inicialmente foi construído como sede da sociedade uma casa de madeira, cuja construção foi concluída e em setembro de 1892.

Em julho de 1907 iniciaram as obras da nova sede, em alvenaria e com estilo neoclássico. O prédio foi concluído em fevereiro de 1908.

Na época a sociedade tinha cerca de mil associados e nas novas instalações eram mantidos grupos de bolão, canto, teatro, ginástica, flauta, banda para jovens e orquestra. Destaque para a biblioteca e para “o grande salão de festas dotado de expressivo palco, com profundidade e urdimentos para cenários móveis.”

Em 1911 foram feitas ampliações no prédio e em 1914 foi instalado um cinema, frequentado também por não sócios.

Com a Primeira Guerra Mundial as instalações da Sociedade foram fechadas e usadas pelo governo. Permanecendo assim até junho de 1919.

Em 1931, nova ampliação nas instalações.

Em 18 de maio de 1938, como aconteceu na época com muitas sociedades fundadas por imigrantes, pelo Brasil afora, o nome foi alterado para Sociedade Beneficente Rio Branco.

Em 1941 aconteceu em Curitiba uma série de atos de vandalismo contra instalações (clubes, lojas) associadas com “estrangeiros” e o prédio da Sociedade foi invadido e depredado pela turba. E, pela segunda vez, o prédio foi ocupado pelo governo, que instalou no local um aquartelamento militar.

A Segunda Grande Guerra Mundial terminou em 1945, mas o prédio só foi devolvido à Sociedade em dezembro de 1949.

Em 1957 a Sociedade adquiriu uma sede no bairro Santa Cândida.

Em 1985 a Sociedade alterou o nome para Clube Rio Branco e em 2001 a antiga sede da Rua Visconde do Rio Branco foi vendida.

O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação e atualmente é usado pela Justiça do Trabalho.

Referências:
CLUBE RIO BRANCO [site]. História do Clube. Disponível em: <http://cluberiobranco.com.br/institucional/>. Acesso em: 14 mar. 2020.
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.