quarta-feira, 25 de março de 2020

Atelier Bea Pereira

Casa na Rua Alberto Bolliger onde fica a Escola Curitiba de Mosaico, o Depósito do Mosaico e o Atelier Bea Pereira.
Casa na Rua Alberto Bolliger onde fica a Escola Curitiba de Mosaico, o Depósito do Mosaico e o Atelier Bea Pereira.
Casa na Rua Alberto Bolliger onde fica a Escola Curitiba de Mosaico, o Depósito do Mosaico e o Atelier Bea Pereira.

Nessa casa na Rua Alberto Bolliger fica a Escola Curitiba de Mosaico, o Depósito do Mosaico e o Atelier Bea Pereira. Dá para ficar hora na frente dele admirando os mosaicos.

A Sra. Bea Pereira é uma artista conceituada que em 1998, em uma viagem à Barcelona, onde viu algumas obras de Gaudi, ficou apaixonada pelo mosaico.

Bea Pereira escreveu o livro “Mosaico sem segredos”. O livro é bem didático, tratando sobre materiais, ferramentas e técnicas do mosaico. Mas, não só didático, também muito bonito; com excelentes fotos, desenhos e bem impresso. Para quem quer aventurar-se na arte do mosaico é excelente.

Transcrevo a seguir o primeiro parágrafo do livro:

“Nenhum mosaico do mundo é idêntico a outro porque a realização de um mosaico oferece uma oportunidade única de criação individual. Formado por peças chamada “tesselas”, que são colocadas e fixadas de forma ordena em uma superfície rígida e unidas por rejunte, é a arte de fragmentar para depois reordenar. Não sei qual é a magia dessas “pedrinhas”. mas o fascínio do mosaico é tão envolvente que nos tronamos cativos no primeiro contato. Fracionar para depois recompor; a possibilidade de realizar um trabalho único, criativo e muito pessoal, onde praticamente tudo é possível e, ao mesmo tempo, vencer os limites impostos pela dificuldade no manuseio e corte das pedras, é um desafio que nos leva a desejar mais aprimoramento, novos experimentos e, a cada trabalho realizado, a satisfação de ter conseguido produzir algo de belo e doradouro.”

No livro, quando fala um pouco sobre a história do mosaico, a Sra Bea menciona que o mosaico mais antigo que temos conhecimento é de mais ou menos 3.000 a.C. e foi descoberto no fim do século XIX em Uruk, no Iraque. Atualmente os dois painéis encontram-se no British Museum.

Fiquei pensando: qual seria o mosaico mais antigo de Curitiba?

Publicações relacionadas:
mosaico

Referências:
PEREIRA, Bea. Mosaico sem segredos. 2ª ed. Curitiba: Ed. do Autor, 2006. 232 p.
ESCOLA CURITIBA DE MOSAICO [site]. Disponível em: <https://www.escolacuritibademosaico.com.br>. Acesso em: 24 mar. 2020.
DEPÓSITO DO MOSAICO. ATELIER BEA PEREIRA. [site]. Disponível em: <https://www.depositodomosaico.com.br>. Acesso em: 20 mar. 2020.
DACÓL. Mary Rosane Vicente. Abordagens do mosaico no ambiente escolar. Cadernos PDE, O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, Curitiba, vol. II, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2008_embap_arte_md_mary_rosane_vicente_dacol.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2020.