domingo, 26 de julho de 2020

Janelas



Hoje uma publicação diferente, um vídeo produzido pelo meu filho mais novo, Fabio.
Transcrevo abaixo a apresentação que ele fez do vídeo:

“Janelas é um vídeo experimental capturado digitalmente em técnica mista, pois utiliza o processo cinematográfico de timelapse realizado com fotografias de câmera pinhole para desta maneira capturar novas percepções que a quarentena nos propicia.

O olhar atento sobre as mesmas paisagens dia após dia fazem-nos descobrir uma dimensão que só com a insistência forçada poderíamos sentir. A percepção da dimensão do tempo das coisas ao nosso redor normalmente é perdida na vida agitada da nossa sociedade, mas o estado de quarentena nos liberta desta agitação fazendo com que nos tornemos especialistas de uma mesma paisagem e que esta se torne na nossa memória uma bricolagem de momentos diferentes.

A utilização do timelapse faz com que percebamos a espessura temporal dos objetos capturando o movimento das sombras e dos estados diferentes de uma mesma paisagem. A utilização da câmera pinhole foi escolhida pois por não possuir lentes mantém o mesmo foco por toda a extensão da foto, este foco no infinito imprime uma plasticidade na imagens muito semelhante com a da memória pois nesta se vê tudo da mesma maneira.”

Link relacionado:
Fabio Ortolan - fotógrafo/cinegrafista