terça-feira, 25 de agosto de 2020

Uma casa com ornamento na Barão dos Campos Gerais

Casa decorada com ornamento de ferro na Rua Barão dos Campos Gerais
Casa com ornamento de ferro na Rua Barão dos Campos Gerais - detalhe

Simpática casa, com ornamento de ferro, na Rua Barão dos Campos Gerais.

David dos Santos Pacheco, o Barão dos Campos Gerais


Nasceu na Lapa em 28 de junho de 1810 e faleceu na mesma cidade em 1 de novembro de 1893.

Foi comerciante de gado e político.

Como a Lapa estava no caminho das tropas, uma grande via de escoamento do gado criado no Rio Grande de Sul até o grande mercado em Sorocaba, virou um tropeiro ainda jovem.
Adquiriu terras na região e criou parada de descanso para o gado, que emagrecia ao longo do caminho e assim tinha a necessidade de locais onde descansavam e adquiriam peso novamente.
Com o tempo fadquiriu fazendas em Passo Fundo, em Rio Negro e em Itapetinga. Acabou tornando-se um dos maiores tropeiros do século XIX no Brasil.

Como político, foi um dos fundadores do Partido Liberal, presidente a Câmara Municipal da Lapa e deputado provincial na primeira legislatura, logo após a criação da Província do Paraná, separada de São Paulo; separação pela qual foi um dos grandes defensores.

Durante a Guerra do Paraguai foi comandante da Guarda Nacional em Curitiba, criando um batalhão com 150 soldados, todos fardados e equipados às suas custas.

Em 1880, quando da viajem do Imperador D. Pedro II ao Paraná, hospedou em sua casa na Lapa o Imperador e Dona Teresa Cristina.
Para comemorar tal evento, libertou escravos em suas três fazendas, isso oito anos antes da Lei Áurea, tornando-se assim um dos pioneiros da abolição.

Três meses depois da visita do imperador, recebeu o título de Barão dos Campos Gerais.

Recebeu também em vida a honraria de Oficial da Imperial Ordem da Rosa.

Curioso notar que no seu diário o Imperador não mencionou o nome do futuro Barão. No dia 1 de julho de 1880, enquanto estava na Lapa, escreveu: “… Os cavalos atrasaram minha chegada à Lapa pouco depois de 6. Estou em casa do sogro de Manuel Alves de Araújo. …”

Referências:
WIKIPEDIA [site]. David dos Santos Pacheco. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/David_dos_Santos_Pacheco>. Acesso em: 24 ago. 2020.
D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.