domingo, 26 de julho de 2015

Edifícios da Reitoria da UFPR






A Universidade Federal do Paraná foi a primeira universidade do Brasil. Fundada e instalada em 1912.

O conjunto de edifícios da Reitoria da Universidade Federal do Paraná e formado por dois blocos paralelos (edifícios D. Pedro I e D. Pedro II), interligados por um outro prédio central mais baixo, formando uma espécie de H (de um visão aérea), com uma das pernas mais curta. Em um dos espaços centrais entre os blocos existe uma espécie de praça. No outro espaço está o “Teatro da Reitoria”.
O projeto é do arquiteto curitibano David Xavier de Azambuja. No local onde foi construído o teatro, o projeto original previa um prédio baixo de três andares, todo envidraçado. Os desenhos originais¹ fazem lembrar uma espécie de ponte de comando de alguma nave saída de “Guerra nas Estrelas”.
O “Teatro da Reitoria” foi projetado pelo arquiteto Rubens Meister, nascido em Botucatu, mas criado em Curitiba.

Dizem que o frio no inverno nas salas do edifício D. Pedro II é insuportável. Já ouvi muitas vezes a explicação de que o projeto original havia sido feito para um prédio que seria construído no nordeste. E isso parece ser verdade, pois um texto no site² da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná diz o seguinte: “A história que envolve o conjunto de prédios está intimamente ligada ao Professor Flávio Suplicy de Lacerda, ex-reitor da UFPR. Foi ele quem trouxe o projeto do MEC (Ministério da Educação e Cultura) e o implantou. O MEC possuía vários projetos prontos e o professor Flávio pegou aquele que estava mais disponível. Havia uma certa urgência pois era preciso entregar o projeto ao MEC para que as verbas já requisitadas pudessem ser liberadas e não havia tempo hábil para isso. Só que este projeto tem um peculiaridade era para ser implantado na região nordeste mas, mesmo assim, foi construído.”

Estranha coincidência, não? O projeto que estava pronto era o de um curitibano e exatamente aquele que havia projetado o Palácio Iguaçu.

O conjunto dos edifícios da Reitoria, D. Pedro I e D. Pedro II é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

(1) MUELLER, Oscar. Centro Cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). UFRGS. Porto Alegre.
(2) CONJUNTO DE EDIFÍCIOS DA REITORIA - EDIFÍCIO D.PEDRO I e D. PEDRO II da UFPr. Disponível em: www.patrimoniocultural.pr.gov.br. Acesso em julho de 2015.