sábado, 5 de setembro de 2015

Fundição Müeller



Gottlieb Müeller nasceu na Suíça em 1843. Aos 25 anos emigrou para o Brasil, para São Francisco do Sul. Casou em Joinville com Ana Maria Baumer e em 1877 mudou para Curitiba, junto com sete filhos.
Chegando na cidade, instalou uma ferraria entre a Estrada da Graciosa (atual Avenida Cândido de Abreu) e a Estrada do Assungui (Rua Mateus Leme) ou seja, na saída da cidade. Na empresa reparava as carroças que faziam o transporte de mercadorias na época. Depois instalou uma fundição que fazia também serviços de tornearia e usinagem de peças.
O senhor Müeller era bastante avançado em termos sociais, criou uma caixa mútua, que oferecia aos funcionários assistência médica e dentária, remédios a preço de custo, empréstimos, auxílio funeral e outras vantagens. Era descontada uma pequena contribuição na folha dos empregados e a empresa cobria o restante. Ela pagava férias e remunerava os aprendizes menores. Isso em um tempo em que não havia qualquer legislação trabalhista.
Os filhos inicialmente trabalhavam na empresa como empregados. Só mais tarde foram admitidos como sócios.
O sr. Gottlieb Müeller faleceu em 1902 e os seus filhos assumiram a empresa, alterando a razão social para Müeller Irmãos Ltda.
Eles administraram o negócio até a década de 1970, quando por problemas financeiros, venderam a empresa.
Em 1978 Salomão Soifer e Milton Gurtensten compraram o prédio da Mateus Leme e iniciaram a construção de um centro comercial, que foi inaugurado em 1983. Na construção mantiveram algumas características do prédio original. Basicamente as paredes externas na fachada.
O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação

Referência:

CAMINHOS Históricos de Curitiba: A Estrada do Assungui. Disponível em: <http://estradadoassungui.blogspot.com.br>. Acesso em: 20 ago 2015