sábado, 17 de outubro de 2015

Sobrado na Rua Riachuelo, 407

Sobrado na Rua Riachuelo

Não se sabe quando o sobrado localizado na Rua Riachuelo, 407 foi construído. De acordo com Marcelo Sutil, citado pela “Gazeta do Povo”, “é provável que a moradia seja anterior a 1920, uma vez que segue à risca os modismos da Belle Époque”.
A casa ainda demonstra muito da sua beleza e quando for restaurada deverá ser um dos destaques da rua. O sobrado é uma Unidade de Interesse de Preservação.

No final dos anos 1930 a casa foi comprada por Israel Chaim Lerner (conhecido como Jaime e sem qualquer relação com o urbanista e prefeito da cidade) e sua esposa Dora, que já eram então proprietários da Casa Paris, na Praça Tiradentes.
O casal Lerner chegou em Curitiba no início dos anos 1930, fugindo do antissemitismo que progredia na Europa naquela época. Eles chegaram no Brasil auxiliados pelo industrial Salomão Guelmann (Móveis Guelmann).

O Sr. Salomão foi responsável pelo resgate de muitos judeus perseguidos na Europa. Um abrigo que ele tinha na Rua 24 de Maio, esquina com a Rua Doutor Pedrosa, chegava a hospedar mais de vinte famílias simultaneamente. Depois da guerra, quando a perseguição terminou, ele passou a percorrer o país defendendo a criação de Israel.

Referência:
FERNANDES, José Carlos. Riachuelo 407. Gazeta do Povo. Curitiba, 18 jul. 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/riachuelo-407-eo7cz3nxqyifpnt6o1owl3i32>. Acesso em: 7 out. 2015.