domingo, 20 de dezembro de 2015

A máscara de Lala Schneider

A máscara de Lala Schneider

A máscara de Lala Schneider

Placa junto a máscara de Lala Schneider

Esta herma em homenagem a Lala Schneider é um pouco diferente do convencional. O normal seria um busto encimando a hermeta, mas nesse monumento temos uma máscara. Nada mais adequado para homenagear a grande dama do teatro paranaense, uma vez que a máscara costuma ser um dos símbolos do teatro.
O monumento, de autoria dos artistas argentinos Alfi Vivern e Maria Inés Di Bella, tem o pedestal (hermeta) com a base na forma de um bloco de granito e transforma-se na parte superior em uma coluna com formato de estrela, sobre a qual está a máscara em bronze.
O monumento está na Praça Santos Andrade, bem em frente e voltado para o Teatro Guaíra.

Lala Schneider


Lala Schneider nasceu em Irati em 23 de abril de 1926 e faleceu em Curitiba em 28 de fevereiro de 2007. Entrou no palco pela primeira vez em 1950 e a partir daí participou de inúmeras peças e ganhou muitos prêmios. Levou a sua atuação também ao rádio, televisão e cinema. Foi ainda diretora e professora de interpretação.

Referências:

WIKIPEDIA. Lala Schneider. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lala_Schneider>. Acesso em: 11 dez. 2015
BEM PARANÁ. Curitiba ganha monumento em homenagem a Lala Schneider. Disponível em: <http://www.bemparana.com.br/noticia/210708/curitiba-ganha-monumento-em-homenagem-a-lala-schneider>. Acesso em: 11 dez. 2015