quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo

Asilo São Vicente de Paulo

O Asilo São Vicente de Paulo foi inaugurado em 30 de outubro de 1926 pelo então presidente da Província do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha.
O prédio da instituição é uma Unidade de Interesse de Preservação e quando tirei a foto estava passando por manutenção.

Inicialmente tinha o nome de Centro de Mendicância São Vicente de Paulo e era destinado a pessoas pobres necessitadas de auxílio. Atendia crianças, jovens adultos e idosos. Em alguns momentos chegaram a residir no local mais de 400 pessoas.

As religiosas da Congregação das Irmãs Passionistas foram responsáveis pela administração da instituição desde a sua fundação até 2004.
Em 1967 os homens que viviam no local foram encaminhados para o Recanto Tarumã.
Em 1969 as meninas foram transferidas para o Lar Yvone Pimentel.
Em 2004 a entidade passou a ser gerida pela Fundação Educacional Itaqui, adaptando-se as novas exigências governamentais conforme a Política Nacional do Idoso.
A partir de 2009 o asilo passou a ser administrado pela Ação Social do Paraná (ASP), entidade fundada em dezembro de 1944. A ASP é uma organização sem fins lucrativos, membro da Cáritas (entidade ligada à Igreja Católica).

Atualmente atende 150 moradoras idosas.

Se você costuma praticar a caridade, o Asilo São Vicente de Paulo é uma daquelas entidades que merece a sua consideração.

Veja fotos do interior da capela aqui.

Referência:

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO. História do Asilo. Disponível em: <http://asilosaovicente.org.br/site/?page_id=182>. Acesso em: 11 jan. 2016.