segunda-feira, 7 de março de 2016

Alfaiataria Riachuelo

Alfaiataria Riachuelo

Alfaiataria Riachuelo

A Alfaiataria Riachuelo, especializada em artigos militares (mas trabalha também com artigos civis), foi aberta nos anos 1930 por G. Matter, que veio de Ponta Grossa, incentivado pelo general Heitor Borges de Oliveira, que gostava muito dos uniformes confeccionados por ele. Mais tarde a alfaiataria foi tocada pelos filhos Guilherme e Oswaldo Matter e atualmente é tocada pelo filho do Sr. Oswaldo, que tem o mesmo nome do pai, Oswaldo Matter Filho.
A alfaiataria, localizada no número 266 da Rua Riachuelo é um estabelecimento tradicional e conhecido da cidade. A clientela atual é bem diversificada, atendendo desde o militar com ar severo em busca de um uniforme ou um jovem tatuado atrás de um coturno.

Referências:

IUBEL, Aline Fonseca; CORDOVA, Dayana Zdebsky; STOIEV, Fabiano. As muitas vistas de uma rua: histórias e políticas de uma paisagem - Curitiba e a Rua Riachuelo. Curitiba: Máquina de Escrever, 2014. 160 p.
Referência: FERNANDES, José Carlos. O alfaiate e sua admirável máquina do tempo. Gazeta do Povo. Curitiba, 22 mar 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/o-alfaiate-e-sua-admiravel-maquina-do-tempo-23h7wettqx2xuirhsaln7uwjy>. Acesso em: 06 mar. 2016.