quarta-feira, 9 de março de 2016

Busto do Visconde de Guarapuava

Busto do Visconde de Guarapuava

Busto do Visconde de Guarapuava

Busto do Visconde de Guarapuava

Esta herma em homenagem ao Visconde de Guarapuava está localizada na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Barão do Rio Branco, nos jardins da Câmara Municipal.

O autor da escultura do busto foi João Turin. A placa na coluna era originalmente de bronze, mas foi roubada e a Câmara Municipal providenciou outra, desta vez de acrílico (quem sabe agora não roubem mais). Tem outra cópia do mesmo busto na cidade de Guarapuava.
O conjunto da obra de João Turin é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

No site do IPPUC encontramos a seguinte descrição do Visconde de Guarapuava:
“Antônio de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava, nasceu em Palmeira em 25 de abril de 1908. Ainda moço, transferiu sua residência para Guarapuava, onde se tornou fazendeiro e conquistou grande fortuna. Pessoa de espírito desbravador incentivou a navegação fluvial no Paraná, fundou cidades e escolas, abriu estradas, libertou escravos e foi um cidadão útil.
Faleceu em 02 de novembro de 1896, em Curitiba.”

Referência:

SANTOS, Zeloi Martins dos. Visconde de Guarapuava: um personagem na história do Paraná. 2005. 208 p. Tese (Doutorado em História) - Curso de Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba