terça-feira, 29 de março de 2016

Meio casarão na Praça Tiradentes

Meio casarão na Praça Tiradentes

Ao lado da Farmácia Stellfeld (aquela do relógio de sol) na Praça Tiradentes tem a metade de um sobrado, que já foi um grande casarão.
Depois de tantos anos morando na cidade, só agora percebi que aquela casa não é mais uma casa inteira. Metade dela cedeu lugar para um edifício mais recente.
Em foto de 1937 o casarão estava inteiro.
Em um mapa de 1937 da Praça Tiradentes, que tem anotado o nome dos diversos proprietários dos imóveis no entorno, consta como dono Feres Merhy.
Feres Merhy foi um imigrante sírio-libanês que chegou no Brasil em 1895 e construi em 1929 o Palácio Avenida, na Avenida Luiz Xavier.
Não sei quando este casarão foi construído. Em uma foto do local tirada em 1905, ele não havia sido construído ainda. Também não sei se foi o Sr. Feres que o construiu ou se já comprou pronto.
O que restou é uma Unidade de Interesse de Preservação.


Outras edificações que foram cortadas ao meio mostrados no blog:

Na Praça José Borges de Macedo um outro meio casarão
Um meio predinho (+1)

Post Scriptum


Pesquisando sobre uma outra casa acabei descobrindo que este casarão foi projetado pelo engenheiro Eduardo Fernando Chaves para V. Gabriel Ribeiro.


Referências:
SECRETARIA de Estado da Cultura. Poty Lazzarotto - Painel Palácio Avenida. Disponível em: <http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=304>. Acesso em: 28 mar. 2016
DESTEFANI, Cid. A Praça das histórias e lendas. Gazeta do Povo. Curitiba, 09 nov. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/a-praca-das-historias-e-lendas-efxsq8hqbd8affiea0es9rcy6>. Acesso em: 28 mar. 2016
POSSE, Zulmara Clara Sauner e CASTRO, Elizabeth Amorim de. As Virtudes do bem-morar. 1º ed. Curitiba: Edição das Autoras, 2012. 232 p.