terça-feira, 24 de maio de 2016

A águia bicéfala da Zacarias

A águia bicéfala da Zacarias

A águia bicéfala da Zacarias

A águia bicéfala é um símbolo usado há muito tempo. Há descrições dela em tábuas de terracota de 3.000 a.C. Foi usada por muita gente, como pelo Império Bizantino, pelo Império Russo, pelo Império Romano e continua presente em brasões atuais, como o da Federação Russa.
No caso da escultura mostrada na foto, trata-se da águia bicéfala que está pousada entre dois prédios, na Praça Zacarias.
Sua presença ali deve-se a maçonaria, que tem a águia bicéfala como um dos seus símbolos.
A maçonaria tinha no local uma de suas sedes (parece que chamam de “loja”). A casa era bem interessante e tinha na cumeeira a tal escultura. Pena que a casa foi demolida para dar lugar a um edifício. Mas a velha águia ficou no local.

P.S.: No texto não preocupei-me muito com o significado do símbolo da águia bicéfala, mas quando postei o link em uma rede social percebi o interesse. Transcrevo aqui o comentário feito por Paulo José da Costa em um grupo que sintetiza bem o assunto: “a maçonaria, no século XVIII, em França, se dividiu entre o ramo "escocês" da nobreza, e dos "Cavaleiros do Oriente", que era mais do povo. Mais tarde se criou um conselho supremo para dirigir as duas correntes e, para satisfazer as duas partes criou-se o símbolo da águia de duas cabeças, que vem lá do Império Romano, do Ocidente e do Oriente... Mas a águia bicéfala faz parte da história e da bandeira de muitos países de ontem e de hoje... sempre com a finalidade de simbolizar a união de duas casas, duas correntes, duas facções, dois países…”.

Referência:

COSTA, Paulo José da. Comentário em um rede social. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/417557358409468/permalink/639823782849490>. Acesso em: 26 mai 2016.