sábado, 23 de julho de 2016

Memorial da Cidade de Curitiba

Memorial da Cidade de Curitiba

Memorial da Cidade de Curitiba

Memorial da Cidade de Curitiba

O Memorial de Curitiba foi idealizado pelo prefeito Rafael Greca de Macedo como parte das comemorações dos 300 anos da cidade e inaugurado em 1996.
Projetado pelos arquitetos Fernando Popp e Valéria Bechara foi concebido a partir de uma forma estilizada do pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia). Com estrutura metálica e cobertura e parte das laterais em vidro, o prédio é muito bonito.
Localizado na Rua Doutor Claudino dos Santos abriga diversas atividades culturais temporárias (exposições, apresentações musicais e folclóricas, seminários, palestras e outras), mas consta também com obras permanentes, como as esculturas “A Tocadora de Guitarra” de Victor Brechet, “Quatro Estações” de João Turin, “O Filósofo” de Zaco Paraná, o “Cavalo-Marinho” e “O Sonho”, de Ricardo Todd, “O boia-fria em Curitiba”, de Expedito Rocha e “Leonardo da Vinci” de Poty Lazzarotto.
Tem também painéis de Sérgio Ferro e abriga também a “Capela dos Fundadores” com altares retábulos, volutas e sacrários da antiga igreja matriz.
O local merece uma visita. O horário de funcionamento é “9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado)” e o ingresso é gratuito.

Referências:

WOLF, José. Memorial da Cidade, Curitiba-PR Ao abrigo de um Pinheiro. Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, dez. 1996, ed. 69. Disponível em: <http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/69/memorial-da-cidade-curitiba-prao-abrigo-de-um-pinheiro-24726-1.aspx>. Acesso em: 22 jul. 2016.
FUNDAÇÃO Cultural de Curitiba. Espaços Culturais: Memorial de Curitiba. Disponível em: <http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-de-curitiba/>. Acesso em: 22 jul. 2016.