domingo, 31 de julho de 2016

Solar do Rosário

Solar do Rosário

Solar do Rosário

Solar do Rosário

Solar do Rosário

Solar do Rosário

O Solar do Rosário, localizado na Rua Doutor Claudino do Santos, esquina com a Rua Duque de Caxias, foi construído nos anos 1890 como residência da família de Ignácio de Paula França, proprietário da Fábrica de Cerâmica Mercês e que exerceu diversos cargos públicos na cidade (presidente da Câmara Municipal, prefeito, tesoureiro da Delegacia Fiscal).
O casarão era conhecido com “Solar da Sinhá França”, mas acabou ficando conhecido pelo nome atual devido a sua proximidade com a Igreja do Rosário.

O casarão assobradado em estilo eclético é muito bonito e o frontão, especialmente, chama muito a atenção. Merecedor de todos os elogios é o ótimo trabalho de restauro e conservação. É uma Unidade de Interesse de Preservação.

Já foi propriedade do colecionador de arte e historiador Newton Carneiro e por alguns anos sede do Instituto Goethe do Paraná. A partir de 1989 passou a ser propriedade de João e Regina Casilli (proprietários também da Casa Emílio Romani) e após o restauro inauguraram em maio de 1992 um espaço de arte e cultura que “tem por objetivo regimental a promoção da cidadania através da difusão da arte e da cultura no Estado do Paraná.”
“O espaço abriga café e livraria, galeria de arte, restaurante, casa de chá e jardim de esculturas. Conta com extensa grade de cursos, oficinas e ateliês, além de ser palco de palestras, lançamentos de livros e eventos culturais.”
É um centro cultural que vale muito ser visitado. Além de apreciar todos os detalhes do casarão, com certeza, você encontrará lá alguma atividade do seu interesse. A oferta de cursos relacionados às artes é bem grande.

Referências:

SOLAR DO ROSÁRIO. Disponível em: <http://solardorosario.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2016.
SECRETARIA do Esporte e Turismo. Para conhecer Curitiba, explore suas belas atrações! Disponível em: <http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=204>. Acesso em: 27 jul. 2016.