quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A casa Manoel Francisco Ferreira Correia

A casa Manoel Francisco Ferreira Correia

A casa Manoel Francisco Ferreira Correia

A casa Manoel Francisco Ferreira Correia

Esta casa é uma Unidade de Interesse de Preservação. Localizada na Rua Desembargador Motta, 1861, foi propriedade do engenheiro Manoel Francisco Ferreira Correia

Em estilo eclético, a casa é bem bonita. Repare nas molduras das janelas e portas, na pequena sacada com grade, nas aberturas de ventilação do porão e, principalmente, na platibanda com pinhas e no centro dela uma espécie de frontão curvo com urna no ápice, a data da construção e um brasão decorativo de motivos florais e as iniciais FC.

Quando tirei as fotos estavam terminando uma reforma e a fachada dela foi bem restaurada.

Li mais recentemente na “Gazeta do Povo” que o imóvel foi ocupado por uma loja de móveis e objetos de decoração.

Manoel Francisco Ferreira Correia


No site do IPPUC encontrei a seguinte biografia resumida:

“Manoel Francisco Ferreira Correia nasceu em 25 de outubro de 1.862, em Paranaguá, Paraná.
Era filho de Francisco Ferreira Correia e Nicia Pereira Correia.
Em 1.885 formou-se como Engenheiro Geógrafo, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em 1.887 foi nomeado para o cargo de engenheiro ajudante da Inspetoria Especial de Terra e Colonização, neste Estado, cabendo a chefia ao saudoso paranaense Dr. Cândido Ferreira de Abreu.
Em 1.893 foi nomeado ajudante do Engenheiro-Chefe do Distrito Telegráfico neste Estado, sendo logo após removido para o Estado de Pernambuco e em 1.895 foi designado para servir no Estado do Pará.
Em 1.897 veio trabalhar neste Estado, na construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande, que então se iniciava.
Em 1.906 adquiriu o “Diário da Tarde”, nesta Capital, mas no ano seguinte o revendeu a seu antigo proprietário Sr. José Celestino de Oliveira Júnior e voltou a exercer a sua profissão de engenheiro da construção da Estrada de Ferro Norte do Paraná.
Como delegado de Serviço de Povoamento do Solo no Paraná, fundou os seguintes municípios: Cruz Machado, Cândido de Abreu, Itapará, Jesuíno Marcondes, Irati, Vera Guarani, Iapó, Apucarana, Senador Correia, Ivaí, Muquem e Itaiópolis, no Estado de Santa Catarina.
Dr. Correia foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná.
Em 1.920 publicou, com a colaboração do Desembargador Emydio Westphalen, uma brochura sob o título “O ESTADO DO PARANÁ em 1.920”.
Aposentou-se em 1.930, aos 67 anos de idade.
Faleceu em 3 de junho de 1.939.“

Referências:

GALANI, Luan. Descubra onde será a loja da Oppa em Curitiba. Gazeta do Povo, Curitiba, 19 jul. 2016. Haus. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/considerada-ikea-brasileira-oppa-vai-abrir-loja-em-curitiba/>. Acesso em: 28 set. 2016.
BLOG Oppa. Curitiba está ainda mais repleta de design com a chegada da Oppa. 16. set. 2016. Disponível em: <http://blog.oppa.com.br/curitiba-esta-ainda-mais-repleta-de-design-com-chegada-da-oppa/>. Acesso em: 28 set. 2016.