domingo, 11 de dezembro de 2016

Um tipo de indústria que ressurge

Pequenas cervejarias, um tipo de indústria que ressurge

As cervejarias locais e regionais parecem que estão conquistando espaço.

Não passo todos os dias, mas circulo de carro pela Rua México muitas vezes por mês. Nunca havia reparado nessa cervejaria. Pequena, deve ter uma produção quase que insignificante em relação aos gigantes do setor.

No passado Curitiba já teve muitas cervejarias locais, com diversas marcas. Com o tempo o setor passou por um processo de concentração enorme – no pais todo – com as companhias grandes comprado as pequenas marcas locais e regionais, chegando ao ponto de quase não existir mais cervejarias pequenas.
A partir dos anos 1980 começaram a ressurgir essas pequenas empresas. No início só umas poucas. Diversas não encontraram o espaço próprio e quebraram ou simplesmente encerraram as atividades. Nos últimos anos, além de aumentarem em número, quer parecer-me que estão encontrando um lugar na preferência das pessoas.

Quando passei em frente dela já estava caminhando a mais ou menos uma hora. Uma cerveja até que cairia bem. Mas estava fechada. Qualquer dia desses passarei lá em uma hora que esteja aberta.