quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Palacete da Família Ross

Palacete da Família Ross

Esta casa localizada na Rua Comendador Araújo, esquina com a Alameda Presidente Taunay é uma Unidade de Interesse de Preservação.
A casa é bem bonita e tem um estilo diferente das grandes casas antigas da cidade na região, destacando-se principalmente pela torre quadrada.

Esta casa pertenceu ao Sr. Carlos Ross e a Sra. Adelaide Glaser Ross. A Sra. Adelaide recebeu a casa de presente de seu pai, Wenceslau Glaser, quando casou com o Sr. Carlos.

O Sr. Carlos era engenheiro civil formado na Escola Politécnica de São Paulo. Trabalhou na estrada de ferro, no estado (Secretaria de Estado dos Negócios de Agricultura, Viação e Obras Públicas) e foi também um empreendedor. Participou como sócio de diversas empresas, entre elas a Cia. Constructora Curitybana.
Dizem que era uma pessoa muito reservada, competente e que formou-se em primeiro lugar na faculdade.
Participou da fundação de Nova Fátima (PR) e Matinhos (PR). Em Nova Fátima tem uma Praça Engenheiro Carlos Ross e o Colégio Estadual Adelaide Glaser Ross. Em Matinhos, o Sr. Carlos teria sido a primeira pessoa a construir uma casa lá, por volta de 1926 e tem uma rua chamada Engenheiro Carlos Ross lá.

Uma coisa curiosa que descobri sobre o Sr. Carlos, que era filho de Augusto Rossdeutscher, é que ele trocou o sobrenome. Encontrei no jornal “A República” de 8 de novembro de 1917 uma declaração com os seguintes dizeres:

“Declaração
Carlos Rossdeutscher, brazileiro, nascido nesta capital, engenheiro civil, pela Escola Polytechina de S. Paulo, declara que de hoje em diante passará a se assignar Carlos Ross.
Coritiba, 5 de Novembro de 1917.
Carlos Ross.”

O sobrenome original da família era Ross (possivelmente de origem judaica) e eles viviam na Irlanda. Em algum momento pelo menos alguns deles migraram. Os que foram para a Alemanha adotaram o sobrenome Rossdeutscher (algo como os Ross alemães). O que o Sr. Carlos fez foi retomar o sobrenome original da família.
Fica difícil saber os motivos, mas especulo que a animosidade contra os alemães em função da I Guerra Mundial teve um papel. Lendo jornais de edições anteriores a declaração do Sr. Carlos e possível observarmos o clima que havia sido criado na cidade (e no Brasil em geral) em função da guerra. Em 5 de abril de 1917 o vapor “Paraná” foi torpedeado por submarinos alemães e em 11 de abril o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha. Na sequência, outros navios brasileiros foram afundados, navios alemães nos portos brasileiros foram confiscados e, em 26 de outubro de 1917 o Brasil declarou guerra ao Império Alemão. Houve muita agitação nacionalista no país e Curitiba não ficou de fora.

Texto alterado em 1 set. 2017.

Referências:

STEFANI, Cid. Rua das Mansões. Gazeta do Povo, Curitiba, 31 jul. 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/rua-das-mansoes-3t2oatlths9ilw73ttl3icuha>. Acesso em 31 ago. 2017
NOVA Fátima. Cidades do meu Brasil [site]. Disponível em. <http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/PR/nova_fatima>. Acesso em: 31 ago. 2017
SILVA, Henrique Ap. da. CADÊ O BUSTO? - Vereadora protesta o paradeiro do busto Augusto Ross da praça. Folha Fatimense, Nova Fátima, 6 nov. 2014. Disponível em: <http://www.folhafatimense.com.br/2014/11/cade-o-busto-vereadora-protesta-o.html>. Acesso em: 1 set. 2017.
COLÉGIO Estadual Adelaide Glaser Ross. Secretaria da Educação. Disponível em: <http://www.nfaadelaideross.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 1 set. 2017
OLAVO, Jorge. A transformação de Matinhos. Gazeta do Povo, Curitiba, 7 jan. 2011. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/a-transformacao-de-matinhos-dr35sjc2f0abogz1rykyfjn7y>. Acesso em: 1 set. 2017.
DECLARAÇÃO. A República, Curitiba, 8 nov. 1917, ano XXXII, n. 264, p. 2.
WIKIPEDIA. Primeira Guerra Mundial. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial>. Acesso em: 1 set. 2017.
LUPION, Eduardo Glaser.  [mensagem pessoal] Mensagens privadas trocada por rede social com Flavio Antonio Ortolan. jan. 2017.
KLOSS, Marcia Ross.  [mensagem pessoal] Mensagens privadas trocada por rede social com Flavio Antonio Ortolan. jan. 2017.
ROSS JUNIOR, Milton Paulo. [mensagem pessoal e contato telefônico] Mensagens privadas trocada por rede social e conversa por telefone com Flavio Antonio Ortolan. jan. 2017.