domingo, 5 de fevereiro de 2017

Uma casa da década de 1920 no Seminário (só que não, é de 1947)

Uma casa da década de 1920 no Seminário

Uma casa da década de 1920 no Seminário

Uma casa da década de 1920 no Seminário

Uma casa da década de 1920 no Seminário

Fotografei esta casa no Seminário quando participei de uma caminhada observacional na região. Desde então fiquei tentando descobrir alguma coisa sobre ela, uma vez que é uma casa grande, em um terreno também grande e que chama a atenção de quem passa por ela.

Originalmente havia escrito nesta postagem, baseado em uma reportagem da “Gazeta do Povo”, de que esta casa seria da década de 1920, mas recebi uma mensagem do senhor Mário Orsi dizendo o seguinte: “Quem construiu a casa em 1947 foi meu avô materno, Marun Isfer (irmão de Abib Isfer) e no início moraram nela ele viúvo e minha mãe Neuza Isfer, e posteriormente sua nova esposa Carmen e as duas filhas desse casamento. Ficaram até início de 1980, quando vendeu para empresa da Família Isfer. A casa ficava no terreno da Olaria de propriedade do meu avô, o qual era um empresário bem sucedido de Curitiba.”
O nome do Sr. Marun era Antonio Manoel Isfer

A entrada, na parte central da casa, cujo acesso é feito por uma escada de três degraus que ocupa  um pouco mais de um terço da fachada, dá em “alpendre embutido”, cuja abertura é formada por dois arcos apoiados sobre colunas espiraladas. As janelas em pares, são separadas por enfeites em forma de colunas no mesmo estilo das colunas da entrada. As janelas são retas, mas são enfeitadas na parte superior com telhadinhos em arco. A platibanda ocupando apenas a parte central da casa, é bem elaborada, com três urnas.

Atualmente a casa é ocupada por uma empresa especializada em revestimentos, materiais de demolição (madeiras, tijolos, pedras) e móveis sob medida feitos de madeira de demolição

Depois que fotografei a casa ela passou por restauro e ví em fotos que ficou mais bonita ainda. Qualquer dia desses fotografo ela novamente.

texto alterado em 22 mai. 2018

Referência:
Mostra Guaraúna vai revitalizar casarão de 90 anos. Gazeta do Povo, Curitiba, 1 fev. 2017. Haus. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/haus/mercado-em-alta/mostra-guarauna-vai-revitalizar-casarao-de-90-anos/>. Acesso em: 4 fev. 2017.
ORSI, Mário. [mensagem pessoal]. Mensagens privadas trocadas por e-mail com Flavio Antonio Ortolan. mar. 2017.