quinta-feira, 9 de março de 2017

Casa João Turin

Casa João Turin

Esta casa na Rua Mateus Leme, 38 foi batizada de “Casa João Turin”. O nome é um homenagem ao escultor João Zanin Turin, nascido em Morretes em 21 de setembro de 1878 e falecido em Curitiba em 9 de julho de 1949.

O ateliê e a casa de João Turin eram na Avenida Sete de Setembro, esquina com a Rua Coronel Dulcídio. A casa tinha um decoração em estilo paranista, movimento do qual Turin foi um dos expoentes, mas foi demolida.

A casa mostrada na foto, até onde sei, não teve qualquer relação direta com Turin, a não ser, por ter abrigado um centro cultural, de exposições e obras do escultor. Esta casa, que pertence a Secretaria Estadual da Cultura (SEEC), abrigou durante 22 anos as matrizes das esculturas de João Turin. Em 2011 o acervo original e os direitos foram adquiridos dos herdeiros pelo Sr. Samuel Ferrari Lago.

A casa, como ambiente dedicado a obra de João Turin, fechou em julho de 2012. Não sei dizer se a SEEC deu uma nova destinação. Ultimamente só tenho passado por ela nos finais de semana e feriados e está sempre fechada, aparentemente sem uso.
A casa, que é bem bonita, é uma Unidade de Interesse de Preservação.