quarta-feira, 5 de abril de 2017

A antiga sede da revista “Paraná em Páginas”

A antiga sede da revista “Paraná em Páginas”

A antiga sede da revista “Paraná em Páginas”

Esta casa situada na Alameda Augusto Stelffeld, 70 foi a sede da revista “Paraná em Páginas”.

Cândido Gomes Chagas (1932-2012), também conhecido como Candinho, era advogado de formação, mas jornalista de profissão. Trabalhou em rádio no início e mais tarde passou para a imprensa escrita, trabalhando no “Diário do Paraná” e “Estado do Paraná”.
Em 1965 resolveu fundar a sua própria revista, a “Paraná em Páginas”. Não sei exatamente até quando a revista circulou, pelo que lembro, por mais algum tempo após o falecimento de seu fundador. A revista foi considerada recordista paranaense de edições. Não sei se continua sendo, mas independente disto, foi uma revista que circulou por muitos anos.

Quando saiu o primeiro decreto (Decreto nº 1549 de 20 de dezembro de 1979) criando as Unidades de Interesse de Preservação, durante a primeira gestão de Jaime Lerner como prefeito, a sede da “Paraná em Páginas” foi incluída na lista de UIP.
O Sr. Cândido Gomes Chagas moveu uma ação contra o município e no final, acabou ganhando, derrubando o tal decreto. Mais tarde novas leis foram feitas, incluído a isenção de impostos para os proprietários, criando o potencial construtivo e a mais recente lei sobre o assunto (Lei 14.794/2016 criou também a possibilidade de tombamento e aos proprietários venderem o potencial construtivo a cada 15 anos.

Tomei conhecimento da “Paraná em Páginas” em 1974, quando, após ter passado no vestibular, comecei a trabalhar meio expediente. A revista chegava mensalmente na empresa onde trabalhava. Na época, curitibano de pouco tempo, não conhecia direito a cidade e nem a sua política, mas a lembrança que tenho é que parecia-me que a “Paraná em Páginas” era contra qualquer coisa que o Sr. Jaime Lerner fizesse (e eu gostava, gosto ainda, das idéias dele). Não sei dizer se a oposição feita pela revista ao então prefeito era por razões pessoais ou políticas.

A casa é bem interessante, mas não é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

FÉLIX, Anita Maria da Costa. Preservação do patrimônio edificado em Curitiba: as unidades de interesse de preservação. 2012. 58 f. Monografia (conclusão de cursorso de Licenciatura e Bacharelado em História). Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
GONÇALVES, Anderson. Candinho, o criador da Paraná em Páginas. Gazeta do Povo. Curitiba, 5 mar. 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/servicos/falecimentos/candinho-o-criador-da-parana-em-paginas-79gfw62456o8mw41xpxrd31hq>. Acesso em: 4 abr. 2017.
BELO, Carolina Gabardo. Morre em Curitiba o jornalista Cândido Gomes Chagas. Tribuna do Paraná. Curitiba, 6 mar. 2012. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/morre-em-curitiba-o-jornalista-candido-gomes-chagas/>. Acesso em: 4 abr. 2017.
WIKIPEDIA. Paraná em Páginas. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraná_em_Páginas>. Acesso em: 4 abr. 2017