sexta-feira, 19 de maio de 2017

Uma placa de José Peón para o Museu Paranense

Uma placa de José Peón para o Museu Paranense

Esta placa encontra-se na entrada do Museu Paranaense na Rua Kellers e é de autoria de José Peón.

José Peón

José Peón nasceu em Buenos Aires em 5 de março de 1889. De família humilde, começou a trabalhar muito cedo e logo descobriu o seu talento como gravador.
Ao  25 anos de idade resolveu deixar a Argentina e desembarcou em Paranaguá em 20 de outubro de 1914. Apanhou o trem e subiu a serra para Curitiba.
Já no início de 1915 estabeleceu a sua oficina de trabalho, onde cunhava medalhes e esculpia placas comemorativas e destinadas a monumentos.
Era um apaixonado pela Serra do Mar, onde ia constantemente. Em 4 de setembro de 1938, após quinze tentativas, atingiu o cume do Pico Abrolhos, que tem um paredão de 1.200 metros, junto com Alfonso Hatschbach e Armin e Anna Henkel.
A obra de J. Peón distingue-se pelo equilíbrio da composição e é considerado um dos maiores medalhistas do Brasil no século XX.
Foi um dos fundadores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na qual foi professor da cadeira de gravura a partir de abril de 1948.
O Museu Paranaense publicou em 1959 o “Catálogo de Medalhas do Paraná”, 219 das quinhentas peças incluídas na obra eram de autoria de J. Peón. Estimam que tenha cunhado mais de quatrocentas medalhas.
José Peón parou de trabalhar em 1969. Dizem que era um excelente artista, mas um péssimo negociante. Cobrava barato pelas suas obras e não acumulou riqueza.
No final da vida, doente e acometido de catarata, sobreviveu graças a bondade de amigos que o ajudavam com alimentos e medicamentos e a uma pensão de 2,5 salários mínimos concedida em 1970 pelo poder municipal, depois de um abaixo-assinado promovido por Júlio Moreira e Erbo Stenzel.
José Peón faleceu em 23 de setembro de 1972 aos 83 anos anos de idade, dos quais 57 vividos na cidade que ele escolheu morar.

Referências:

ARTE na web. Paranismo (Síntese da História da Arte no PR). José Péon: Mestre da Numismática no Paraná. Disponível em: <http://www.artesnaweb.com.br/index.php?pagina=home&abrir=arte&acervo=1114>. Acesso em: 18 mai. 2017.
BRANTES, Carlos Alberto. Resgatando a memória de José Peón com exposição. Tribuna do Paraná. Curitiba, 13 ago. 2006. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/mais-pop/resgatando-a-memoria-de-jose-peon-com-exposicao/>. Acesso em: 18 mai. 2017.
JORNALISTA externo. José Peón, um inigualável artista. Tribuna do Paraná. Curitiba, 05 fev. 2006. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/mais-pop/jose-peon-um-inigualavel-artista/>. Acesso em: 18 mai. 2017.