quarta-feira, 12 de julho de 2017

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

Palácio Garibaldi

O Palácio Garibaldi é a sede da Sociedade Beneficiente Garibaldi (fundada em 1883).
Começou a ser construído em 1887.
O projeto foi do engenheiro italiano Ernesto Guaita. O prédio ficou pronto em 1904, mas a fachada reformada, em estilo neoclássico, só foi concluída em 1932 e é obra de outro italiano, o arquiteto João De Mio. Segundo o livro de tombo, “… A reforma projetada pelo arquiteto João De Mio, em 1932, não chegou a descaracterizar o projeto original, devendo, pois, ser respeitada como contribuição ao monumento …”.

O prédio foi confiscado pelo governo em 1942, durante a Segunda Guerra. Foi usado como sede da Liga da Defesa Nacional, Centro de Letras do Paraná, Centro de Cultura Feminina, Academia de Letras e Tribunal de Justiça do Estado. A sociedade nunca deixou de funcionar, fazia suas reuniões no Clube Duque de Caxias.

Só em 1962 foi devolvido à sociedade.

O Palácio Garibaldi é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação. É uma das jóias da arquitetura da cidade.

Referência:

LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.