quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Colégio Marista Paranaense

Colégio Marista Paranaense

Colégio Marista Paranaense

Localizado na Rua Bispo Dom José, o prédio do Colégio Marista Paranaense é uma Unidade de Interesse de Preservação.

No site do colégio encontramos a seguinte história:

“O Colégio Marista Paranaense tem suas origens no Liceu de Curitiba, criado pela Lei Provincial de São Paulo nº 13; de 13 de março de 1846.
Em 23 de junho de 1901 os Padres Lazaristas assumiram a direção do Seminário São José, que em 1938, já com o nome de Internato do Ginásio Paranaense, foi assumido pelos Irmãos Maristas.
Em 02 de abril de 1943 o colégio recebeu seu nome atual: Colégio Marista Paranaense. Por 44 anos o colégio funcionou exclusivamente em regime de internato, passando posteriormente para externato.
Em 1975 foi admitida a primeira menina, iniciando-se com isso a educação mista. 

No período de 1979 a 1999, inúmeras reformas e novas construções ampliaram o colégio.
Destaca-se neste período, a construção da Residência Marista dos Irmãos, no Bosque do Colégio, e em 1988, a desativação do Internato Paranaense.
No período de 2000 a 2008, outras reformas e ampliações foram realizadas, bem como a restauração completa do prédio central e alas laterais, estrutura tombada como patrimônio cultural de Curitiba.
Passados 100 anos, o Colégio Marista Paranaense reúne fatos que marcaram a história da comunidade local e nacional, tendo formado ilustres personalidades e profissionais das áreas política, cultural, científica e educacional do cenário estadual e nacional.”

Referência:

COLÉGIO Marista Paranaense. [site]. História. Disponível em: <https://paranaense.colegiosmaristas.com.br/sobre-o-colegio/historia/>. Acesso em: 11 out. 2017.