domingo, 25 de fevereiro de 2018

Igreja de Santa Cândida

Igreja de Santa Cândida

Igreja de Santa Cândida

Igreja de Santa Cândida

Igreja de Santa Cândida - detalhes

Igreja de Santa Cândida - detalhes

Localizada na Rua Padre João Wislinski o prédio atual, em estilo neogótico, da Igreja de Santa Cândida começou a ser construído em 1929 e foi inaugurado em 1936.
Junto havia uma capela inaugurada em 6 de janeiro de 1877 e que foi demolida em 1940.

Antiga capela de Santa Cândida (sem data)
A Colônia de Santa Cândida foi criada nos arredores do Curitiba (que na época tinha 12.000 habitantes) por Adolpho Lamenha Lins, presidente da província.
Os primeiros imigrantes poloneses chegaram em agosto de 1875. Cada família recebeu um lote de 4,5 alqueires, uma casinha de madeira e 20 mil Réis. A área inicial da colônia era de cinco milhões de metros quadrados.
Os poloneses instalados na colônia vieram da aldeia de Szolkowice, na Alta Silésia, região então ocupada pela Prússia. Lembrando que a Polônia tinha deixado de existir como nação desde 1772-1795 e o seu território estava dividido entre o Império Austro-Húngaro, Rússia e Prússia.

Dizem que a escolha do nome de Santa Cândida é uma espécie de homenagem a Cândida de Oliveira, segunda esposa de Lamenha Lins, que os colonos consideravam como uma espécie de padrinho protetor.

Quando esteve em Curitiba D. Pedro II visitou a colônia de Santa Cândida no dia 23 de maio de 1880 e escreveu o seguinte no seu diário:

“ … Almoço às 9 ½. Saída às 10 ½.
Colônia Santa Cândida. Missa em pequena capela decente. Os colonos polacos alemães cantavam. Visitei diversos prazos. Plantam cereais da terra e centeio. Não tem moinho e tem de trazer o centeio à cidade em distância de mais de légua. …”

A Igreja de Santa é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.
PARÓQUIA Santa Cândida [site]. Disponível em: <http://www.paroquiasantacandida.com.br>. Acesso em: 24 fev. 2018.