quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Praça Odilon Mader

Praça Odilon Mader em Curitiba

A Praça Odilon Mader está localizada bem no início da Avenida Manuel Ribas, ainda no São Francisco.
Quando fui fotografá-la, pretendia fotografar também um busto de Manuel Ribas, em bronze, de autoria de João Turin. Infelizmente, restou apenas o pedestal.
Mais que a tristeza de não encontrar uma obra de arte é a constatação do estágio civilizatório em que nos encontramos. As vezes fico com a impressão que em vez de evoluirmos, estamos andando para trás. Será que chegaremos no ponto de termos que colocar todas as obras de arte expostas no céu aberto como no Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais?

Odilon Mader


“Nasceu em 2 de outubro de 1902 na cidade de Rio Negro (PR), falecendo em Curitiba (PR) em 24 de dezembro de 1954. Formou-se em Engenharia Civil no ano de 1926 na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Nomeado engenheiro da Prefeitura Municipal de Curitiba em 1927, sendo promovido no mesmo ano a Diretor de Obras do Município, cargo que exerceu por 2 anos. Transferido para o funcionalismo estadual, foi Engenheiro Chefe da grandiosa obra do Porto de Paranaguá. Foi Prefeito de Paranaguá até 1923, dedicando-se ao Departamento de Água e Esgotos até 193, voltando à Curitiba como Chefe da Fiscalização dos Contratos da Companhia de Forza e Luz. Foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Público do Paraná. Foi vereador da Câmara Municipal de Curitiba em 1947.”

Referência:

MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.