quinta-feira, 12 de julho de 2018

Monumento à República

Monumento à República. Estátua de mulher como alegoria da república.
Monumento à República. Alegoria da república e estátua de Benjamin Constant.
Monumento à República. Alegoria da república e estátua de Benjamin Constant.
Monumento à República. Placa em bronze com Marechal Deodoro da Fonseca a cavalo
Monumento à República. Placa em bronze com os principais personagens, tendo em primeiro plano Benjamin Constant

O Monumento à República, inaugurado em 1º de janeiro de 1940, fica na Praça Tiradentes. Concebido pelo historiador David Carneiro, um positivista, o que explica o destaque dado a Benjamin Constant.

O bloco de pedra com 26 toneladas foi trabalhado na pedreira do maciço do Morumbi por Domingos Greca e transportado para Curitiba de trem.
As esculturas em bronze foram feitas por João Turin.

No topo, em destaque, fica uma mulher representando a república (alegoria da república), mas também em destaque está a estátua de Benjamin Constant Botelho de Magalhães.
Benjamin Constant teria sido um dos articuladores do golpe republicano, mas tudo indica que o papel dele foi exagerado pelos positivistas.

Uma das placas de bronze em alto relevo mostra o marechal Deodoro da Fonseca em seu cavalo, claramente inspirada no quadro “A Proclamação da República”, de Henrique Bernardelli.
Outra placa, no lado oposto, mostra os principais personagens do episódio, com Benjamin Constant no primeiro plano.

O conjunto da obra de João Turin é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Referências:

HAJAR, Gehad Ismail. Monumentos de Curitiba: inventário do patrimônio material em logradouros públicos. 1ª ed. Curitiba: Edições Guairacá, 2014. 164 p.
DESTEFANI, Cid. A lendária Praça Tiradentes. Gazeta do Povo, Curitiba, 03 ago. 2013. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/a-lendaria-praca-tiradentes-bkw591140m97gzede5mb33cy6>. Acesso em: 10 jul. 2018
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Esculturas públicas em Curitiba e a estética autoritária. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 25, p. 63-82, nov. 2005.
SILVA, Sérgio Roberto Rocha da. Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis (1900-1940): Monumentos, Heróis e Imaginário. 2008. 393 p. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
UMA apoteose cívica: a inauguração do monumento da República e da estátua de Benjamin Constant. O Dia, Curitiba, 3 de jan. 1940, ano XVII, n. 5039, p. 6