sábado, 25 de agosto de 2018

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana localizada na Rua Marim Afonso, em Curitiba.

Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana localizada na Rua Marim Afonso, em Curitiba. Detalhe da fachada.

Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana localizada na Rua Marim Afonso, em Curitiba.

Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana localizada na Rua Marim Afonso, em Curitiba. Detalhe da torre.

Igreja da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana localizada na Rua Marim Afonso, em Curitiba. Capelinha ao lado da igreja.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Igreja Greco-Católica Ucraniana, de Rito Bizantino Ucraniano, está localizada na Rua Martim Afonso, esquina com a Rua Visconde do Rio Branco.

Os ucranianos chegaram em Curitiba a partir de 1895 e a grande maioria deles moravam na região do Campo da Galícia (entre as atuais Praça 29 de Março e Praça Ucrânia).

A primeira igreja no local, de madeira, foi construída entre 1900 e 1902. A segunda em 1930 e a terceira entre 1963 e 1970. Um fato curioso é que a terceira igreja – a atual – foi construída em volta da segunda. Idéia bem interessante, uma vez que igrejas no geral são construções demoradas, grandes e dependem dos recursos da comunidade. Assim continuaram com o local da liturgia, mesmo durante a construção.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana

É comum a crença de que a Igreja Católica é a Igreja Católica Romana, mas na verdade ela é formada por 24 igrejas autônomas sui juris, isto é, autônomas para legislar sobre os ritos e a disciplina, mas todas têm em comum os dogmas. Na questão dos dogmas todas elas seguem o Papa. Uma das Igrejas Católicas é de rito ocidental (a Romana) e 23 são de ritos orientais. Resumindo: “todos os católicos romanos são, obviamente, católicos; mas nem todos os católicos são católicos romanos.”

A Igreja Greco-Católica Ucraniana tem cerca de dez milhões de seguidores, metade deles na Ucrânia, onde fica sede, na cidade de Kiev.

Os cerca de 500 mil descendentes de ucranianos que vivem no Brasil, concentrados principalmente no Paraná e Santa Catarina, são em sua maioria da Igreja Católica Ucraniana. Uma parte deles (daqueles que seguem uma religião, naturalmente) são da Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana.

Referências:
METROPOLIA Católica Ucraniana São João Batista. [site]. Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Mercês. Disponível em: <https://metropolia.org.br/metropolia/curitiba-martim-afonso/>. Acesso em: 25 ago. 2018.
SANTOS, Edivan Pedro dos. Você sabia que a Igreja Católica é constituída por 24 Igrejas autônomas? Blog do Padre Edivan. 19 set. 2016. Disponível em: <http://blogs.odiario.com/padredivanpedro/2016/09/19/10746/>. Acesso em: 25 ago. 2018.
WIKIPEDIA. Igreja Greco-Católica Ucraniana. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Greco-Católica_Ucraniana>. Acesso em: 25 ago. 2018.
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.