terça-feira, 6 de novembro de 2018

Um painel no Edifício Solar da Nogueira - Torre Didi Caillet

Um painel no Edifício Solar da Nogueira - Torre Didi Caillet

Um painel no Edifício Solar da Nogueira - Torre Didi Caillet

Edifício Solar da Nogueira - Torre Didi Caillet

O Edifício Solar da Nogueira tem duas torres. Em uma delas, Torre Didi Caillet, que é voltada para a praça com o mesmo nome, tem um painel de azulejos bem bonito.

Não consegui descobrir o nome oficial do painel, mas claramente é uma referência ao ciclo de produção da erva-mate.
Nele vemos desde a colheita (em um painel menor no lado esquerdo da porta de entrada), continuando com o processo de industrialização e terminando com os produtos finais (erva para mate e chá).

O painel é de 2007 e a autora do desenho foi Lina Iara Otto e a execução de Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli.

Lina Iara Otto


Lina Iana Otto nasceu em 1947 e faleceu em 2016. No site da Casa Alfredo Anderson encontrei o seguinte texto:

“… Lina foi aluna do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) e também professora do Museu Alfredo Andersen. Ao longo de sua carreira, desenvolveu peças a partir de desenhos, aquarela e gravura.
…, Lina formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Começou sua carreira com o desenho publicitário, desenvolvendo o desenho artístico com o professor Luiz Carlos de Andrade Lima, e a técnica e arte da gravura com Fernando Calderari. Foi 1º lugar no Salão dos Novos de 1974 e, a partir daí, participou de inúmeras exposições.
A crítica de arte Adalice Araújo (1931-2012) escreveu em 1992: “Para Lina Iara Otto, o tempo inexiste. A saudade, os fragmentos do real, em sua simbologia, estão sempre presentes. Com uma linguagem poética, irônica e sutil ela faz uma releitura dos recursos das artes gráficas, do afiche ao nonsense. Faz na sua obra uma espécie de leitura semiótica da vida, dentro de uma visão muito feminista e intimista”. 

texto alterado em 2 mar. 2020

Referências:
SPAGNUOLO, Augusto Yuji Nojima. [mensagem pessoal]. Mensagens privadas trocadas por e-mail com Flavio Antonio Ortolan. mar. 2020.
SEEC. Alfredo Anderson Museu Casa. Notícias. Lina Iara Otto em vídeo do Solar do Rosário feito em 2013. Curitiba, 24 mai. 2016. Disponível em: <http://www.mcaa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=29>. Acesso em 2 mar. 2020.
FELIPE, Marcos. Lina Iara Otto - Aquarelista [vídeo]. 26 nov. 2013. Disponível em: <https://youtu.be/1OEziDzneWs>. Acesso em: 2 mar. 2020.