sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

João Gualberto Gomes de Sá Filho

Um trecho da Av. João Gualberto

Foto de um trecho da Av. João Gualberto, rua que já apareceu diversas vezes aqui no blog, uma vez que tem dezessete Unidade de Interesse de Preservação, sendo que quatro são também tombadas pelo Patrimônio Cultural do Paraná.
Antigamente a rua era o Boulevard Dois de Julho e o trecho inicial era o local de residências importantes,  algumas existentes até hoje.

João Gualberto


“João Gualberto Gomes de Sá Filho nasceu em Recife (PE) em 11 de outubro de 1874 e faleceu em Irani (PR) em 22 de outubro de 1912. Estudou na Escola Militar do Rio de Janeiro, formando-se m Engenharia Militar, Ciências Físicas e Matemática. Transferido para o Paraná participou dos trabalhos de implantação da linha telegráfica Curitiba - Foz do Iguaçu. Foi organizador do Tiro de Guerra Rio Branco de Curitiba. Foi morto na Batalha do Irani, em confronto com os seguidores do monge José Maria. Na ocasião era Comandante da Força Pública do Paraná.”

Conexões


A partir do nome de uma rua é possível fazermos muitas conexões. Quem foi a pessoa? Qual a importância dela na história? Quais eram as linhas telegráficas no Paraná? Quando foram implantadas? Qual a importância delas? O que eram os Tiros de Guerra? Qual a finalidade deles? O que foi a Batalha do Irani? Quem foi João Maria? Enfim, dá para fazer uma “viagem”. Experimente fazer isso com o nome da rua em que você mora.

Referência:

MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.