quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI . entrada principal

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - vista lateral

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - fachada principal

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - animais empalhados

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - caixa com borboletas

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - corredor principal

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - gralha azul taxidermizada

Museu de História Natural Capão da Imbuia - MHNCI - diorama com lobo-guará, arara, tatú e outros animais

O Museu de História Natural Capão da Imbuia está localizado na esquina da Rua Professor Nivaldo Braga com a Rua Professor Benedito Conceição, junto ao Bosque do Capão da Imbuia.

A parte visível do museu é muito interessante, constituída principalmente por uma série de dioramas  onde são apresentados animais taxidermizados, agrupados por ecossistemas.

No parágrafo acima escrevi “a parte visível” do museu, isso porque ele é antes de tudo uma importante instituição científica dedicada à pesquisas, com um acervo bem maior que aquele exposto ao público. “É referência nacional da área de pesquisa zoológica, abrigando coleções científicas representativas da fauna original do estado, sendo base de consulta e pesquisa por interessados do Brasil e do mundo”

As instalações do MHNCI são modestas em relação a importância e abrangência do assunto e, sem dúvida, merece um novo prédio, maior que o atual.

Felizmente a imprensa tem noticiado que construirão um novo prédio para abrigar o museu, junto ao Jardim Botânico, fazendo frente para a Linha Verde. Além disso parece que o acervo será engrandecido por coleções de biologia, arqueologia e paleontologia da Universidade Federal do Paraná.

Mas não fique esperando pelo novo prédio. Mesmo nas instalações atuais, sem qualquer dúvida, o museu vale uma visita. Estive lá com o meu neto e ele gostou tanto que tive que percorrê-lo duas vezes. O que foi interessante, uma vez que na segunda volta pude observar alguns detalhes que escaparam na primeira vez.

Tanto o bosque onde o museu está localizado, como as suas coleções, são bens tombados pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Referências:
MHNCI Museu de História Natural Capão da Imbuia [site]. Disponível em: <https://mhnci.webnode.com>. Acesso em: 12 nov. 2019.
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
ULBRICH, Giselle. Curitiba tem um museu em que as obras de arte são os animais. Conheça!. Tribuna do Paraná, Curitiba, 26 mar. 2019. Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/conheca-museu-de-historia-natural-capao-da-imbuia-curitiba/>. Acesso em: 12 nov. 2019.
YANO, Célio. Curitiba dá 1º passo para novo Museu de História Natural. Gazeta do Povo, Curitiba, 17 jun. 2019. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/parana/camara-museu-historia-natural-curitiba/>. Acesso em: 12 nov. 2019.
REDAÇÃO. Greca anuncia construção de novo Museu de História Natural no Jardim Botânico. Tribuna do Paraná, Curitiba, 12 nov. 2019. Disponível em: <https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/greca-anuncia-construcao-de-novo-museu-de-historia-natural-no-jardim-botanico/>. Acesso em: 12 nov. 2019.