sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Sociedade União Juventus

Fachada do antigo prédio da Sociedade União Juventus

Do prédio da antiga Sociedade União Juventus, uma Unidade de Interesse de Preservação na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, resta apenas a fachada; que virou hall de entrada de um edifício.

A origem da Sociedade remonta ao ano de 1898, quando foi fundada a Polskie Towarzystwo Gimnastyczne Sokol, Sociedade Polonesa de Ginástica Falcão.

Em 1920 esta sociedade uniu-se a duas outras, a Kolko Mlodzierzy Polskiej, Círculo da Mocidade Polonesa, que tinha sido fundado em 1901 e a Towarzystwo Swietego Stanislawa, Sociedade Santo Estanislau, fundada em 1906, formando a Sociedade União Polonesa.
Parte dos associados da Sociedade Polonesa de Ginástica Falcão não concordou com a fusão e fundou a Strzelec, que mais tarde teve o nome alterado para Towarzystwo Wychowania Fizycznego Junak (Sociedade de Educação Física Junak), depois chamada de Sociedade de Educação Física Juventus.

Em 1959, as duas sociedade (Sociedade de Educação Física Juventus e a Sociedade União Polonesa) voltaram a encontrar-se, surgindo assim a Sociedade União Juventus.

Referências:
UNIÃO Juventus [blog]. Um pouco da história. Disponível em: <http://juventuspl.blogspot.com/2015/06/um-pouco-da-historia.html>. Acesso em: 7 nov. 2019.
WIKIPEDIA. Sociedade Educação Física Juventus. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Educação_F%C3%ADsica_Juventus>. Acesso em 7 nov. 2019.