sábado, 26 de setembro de 2020

Torre di Bologna

Edifício Torre di Bologna

Edifício Torre di Bologna

Edifício Torre di Bologna

Edifício Torre di Bologna

Edifício “Torre di Bologna”, localizado na Rua Alferes Ângelo Sampaio, esquina com a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

A proximidade com o “Ristorante Bologna” (Caliceti di Bologna) deve ter sido a fonte da inspiração inicial do autor do projeto.

Quanto ao desenho do edifício a inspiração são as torres de Bologna, na região de Emilia-Romagna, na Itália.
Conhecida também como a cidade das torres, Bologna entre os séculos XII e XIII contava com mais de cem torres, 22 sobreviveram até hoje, sendo as mais famosas – e símbolos da cidade – A Torre degli Asinelli e a Torre della Garisenda.

Interessante a observação que Luiz Renato Roble escreveu “… O condomínio residencial Torre Di Bologna, é composto por uma torre única, em dois sentidos. Única, porque é uma só e também porque, aparentemente, tentando inverter os princípios da perspectiva, a torre, conforme sobe, aumenta de tamanho.
Esta inversão de valores não é uma ilusão de ótica. A inspirada construtora, ergueu um prédio em que os apartamentos do primeiro andar são menores que os do segundo andar, que são menores que os do terceiro, assim, sucessivamente até o nono andar.
Um outro detalhe ainda mais sutil, é aplicação das pastilhas que vão, numa escala cromática, clareando conforme a torre vai subindo. …”

O edifício é de 1998, com quatro apartamentos por andar. Foi projetado por Bruno Franco e construído pela Moro Construções Civis Ltda.

Referências:
VIANNA, Fabiano Borba. Estudo e evolução do projeto de plantas de apartamentos de Curitiba: 1943-2004. 2011. 383 p. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura). FAU/USP. São Paulo.
WIKIPEDIA. Torre di Bologna. Disponível em: <https://it.wikipedia.org/wiki/Torri_di_Bologna>. Acesso em: 23 set. 2020.
ROBLE, Luiz Renato. [publicação em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/luizrenatoroble/posts/3885407848141376>. Acesso em: 23 set. 2020.