quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Arte & Letra

Arte & Letra - café, livraria e editora - fachada
Arte & Letra - café, livraria e editora - fachada
Arte & Letra - café, livraria e editora - interior da gráfica

Casa na Rua Desembargador Motta, 2011. Chama a atenção a grade e as eras na fachada. Mas o maior charme dela está no conteúdo: café, livraria e editora.

Ganhei de um dos filhos um livro. Logo ao abrir o pacote reparei na encadernação, no papel e, principalmente na impressão. Depois, lendo no final do livro descobri que ele havia sido impresso em risografia e encadernado manualmente.

Risografia é um método de duplicação e impressão desenvolvido por uma empresa japonesa chamada Riso Kagatu Corporation. Basicamente uma evolução do mimeografo (lembra dos Gestetner?), proporcionada pela incorporação da eletrônica. A principal vantagem do sistema parece-me ser o custo para pequenas tiragens.

Depois de ler o livro, que gostei, comentei com o meu filho sobre ele e sobre a questão da impressão e encadernação. Aí contou-me onde havia comprado e que o lugar era bem legal. Um dia desses, passando na região, resolvi conhecer e fotografar. No interior pude observar que há uma janela de vidro para a sala onde o pessoal trabalha na produção dos livros e que dá de ficarmos observando.

Relendo o texto antes de incluir no blog notei que ficou parecendo um comercial. Sem problemas. Não importo de fazer comercial de graça para uma livraria e editora. Sou daqueles que adoram livros, tanto pelo conteúdo, como pelo objeto. Meus familiares e amigos sabem que se por algum razão for o caso de um presente, na dúvida, compra um livro. Com certeza agradará.

Referências:
ARTE & LETRA [site]. Disponível em: <https://www.arteeletra.com.br>. Acesso em: 19 out. 2021.
WIKIPEDIA. Risograph. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Risograph>. Acesso em: 19 out. 2021.