sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Uma bela fachada na Conselheiro Araújo

Casa na Rua Conselheiro Araújo - fachada

Casa na Rua Conselheiro Araújo - detlahe da platibanda

Casa na Rua Conselheiro Araújo - Detalhe de uma janela

Casa na Rua Conselheiro Araújo - detalhe de uma platibanda e varanda

Muito bonita a fachada desse sobrado na Rua Conselheiro Araújo.
A platibanda principal tem um formato diferente, com uma janela redonda no centro, fechada por uma grade bem interessante. Repare também na janela dupla em arco, vidros coloridos, separadas por uma coluneta. A outra janela e retangular, com decoração na parte superior e uma floreira muito bonita, que lembra uma concha.
A casa tem também uma fachada recuada, com uma bela varanda que tem a parte superior toda recortada. A platibanda nessa parte é triangular e decorada com elementos geométricos.

Manuel Alves de Araújo


Manuel Alves de Araújo nasceu em Morrete - PR, no dia 11 de março de 1836 e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de novembro de 1910. Diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1859. Fundou e dirigiu O Paraná. Foi Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa Provincial por vária legislaturas. Em 1878 foi eleito Deputado Geral, reeleito em 1889. Foi Secretário de Presidente da Câmara. Foi Ministro de Estado em 1882, recebeu a comenda Ordem da Rosa e teve o título honorífico de Conselheiro do Imperador.

Foi irmão de Antônio Alves de Araújo (o da Rua Comendador Araújo).

Referências:
MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.
WIKIPEDIA [site]. Manuel Alves de Araújo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Alves_de_Araújo>. Acesso em: 6 dez. 2021.