quinta-feira, 28 de abril de 2022

Grupo Escolar Barão do Rio Branco

Antigo Grupo Escolar Barão do Rio Branco, atual Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Localizado na Rua Brigadeiro Franco (esquina com a Avenida Silva Jardim) o antigo Grupo Escolar Barão do Rio Branco, atual Colégio Estadual Barão do Rio Branco, foi projeto em 1951 pelo engenheiro civil Romeu Paula da Costa e inaugurado em 27 de julho de 1953, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto.
O prédio, em estilo modernista, foi parte de um grande número de obras executadas para a comemoração do primeiro centenário da emancipação política do estado do Paraná.
O prédio não é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, mas acho que merecia ser.

Depois da publicação algumas pessoas alertaram que o Colégio foi fechado. Verificando melhor descobri na Secretaria de Educação: “Comunicamos que o Colégio Estadual Barão do Rio Branco cessou suas atividades pedagógicas em 31/12/2019”.
O atual governo estadual tem fechado vários colégios na cidade (vai entender). Mas esse prédio pelo menos continua sendo usado para a educação. Abriga atualmente o CEEBJA Paulo Freire - E F M. CEEBJA é Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos. Não faço idéia o que significa “E F M”.
texto complementado em 17 mai. 2022

Referência:
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX. 1. ed. Curitiba: Edição do autor, 2008. 160 p. 
SECRETARIA da Educação [site]. Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Disponível em: <http://www.ctabaraoriobranco.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28>. Acesso em: 17 mai. 2022.