sábado, 7 de maio de 2022

Casa Heitor Stockler de França

Casa Heitor Stockler de França, uma Unidade de Interesse de Preservaçã na Av. Mal. Floriano Peixoto

Casa Heitor Stockler de França na Av. Mal. Floriano

A Casa Heitor Stockler de França é uma Unidade de Interesse de Preservação, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458 e atualmente abriga o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França.

O senhor Heitor Stockler de França, casado com senhora Brazília Taborda Ribas de França, construiu a casa em 1893.
Inspirada em chalés suíço-italianos, o construtor foi João Lourenço Taborda Ribas, sogro do Sr. Heitor.

Heitor Stockler de França foi um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e seu primeiro presidente. Participava ativamente da vida cultural da cidade.

Quando fotografei a casa a pandemia da Covid-19 estava muito pior que atualmente e a casa estava fechada. Fico devendo as fotos do interior e dos detalhes.

Referências:
NOGUEIRA, Daliane. Casa centenária guarda parte da história do Paraná. Gazeta do Povo, Curitiba, 30 set. 2015. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casa-centenaria-guarda-parte-da-historia-do-parana/>. Acesso em: 6 mai. 2022.
ARQUIVO Arquitetura [site]. Disponível em: <https://www.arquivoarquitetura.com>. Acesso em: 6 mai. 2022.
SESI PR [site]. Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. Disponível em: <https://www.sesipr.org.br/cultura/centros-culturais/centro-cultural-sesi-heitor-stockler-de-franca-1-27898-367965.shtml>. Acesso em: 6 mai. 2022