terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Estação Espacial Internacional sobrevoando Curitiba

(clique na foto para ver mais detalhes)


A foto de hoje não é exatamente sobre a cidade, mas do céu dela.
Tem algum tempo que estava querendo tirar uma foto da Estação Espacial Internacional passando sobre Curitiba. Mas quando tinha uma boa passagem o tempo estava encoberto ou tinha algum outro motivo e acabava não dando certo.
Já na semana passada eu tinha verificado que ontem no anoitecer teríamos uma boa passagem. Mas acabei esquecendo. Faltando poucos minutos o meu telefone lembrou-me da passagem. Sai correndo e na pressa não fixei a câmara direito no tripé. Por isso as imagens estão um pouco tremidas. Mas de qualquer maneira, gostei do resultado, mesmo sabendo que podem ser melhores. Como previsto, a passagem foi perfeita, a estação estava bem luminosa (magnitude -3.5) e passou bem alto (77º). O ar não estava muito limpo, com fumaça e umidade. Para quem entende um pouco mais de fotografia, os parâmetros que usei foram os seguintes:  24 mm, f1.8, 10s, ISO 320 nas duas primeiras e ISO 250 na última. Naturalmente, tratei um pouco as imagens, principalmente com o objetivo de eliminar o excesso de luminosidade das luzes da cidade.

A Estação Espacial Internacional (ISS - International Space Station) começou a ser montada pelos Estado Unidos, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá em 1998 e foi concluída em 2011. A estação tem sido a presença permanente do homem no espaço. É um grande feito tecnológico. Sempre que tenho oportunidade, gosto de observar a sua passagem.

Na passagem de ontem estava com seis pessoas, sendo três russos, dois americanos e um japonês. Ela passou a mais ou menos 400 km de altura e com uma velocidade de aproximadamente 8 km/segundo (28.800 km/h).