quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Casa do Estudante Universitário do Paraná


A CEU, Casa do Estudante Universitário, surgiu de uma reivindicação dos estudantes, liderados por Oséas de Castro Neves, que em 1947 procuraram a primeira-dama do estado, Hermínia Lupion.
Ela aderiu a ideia e garantiu aos estudantes que antes do término do governo de seu marido, Moysés Lupion, a casa seria construída.
Em 1948 foram instalados 144 estudantes em um local provisório, onde funcionava um hotel, na Avenida Luiz Xavier.
Em 1949 a Casa do Estudante foi transformada em fundação. A obra do prédio atual iniciou no mesmo ano, mas só foi concluída em 1956, quando, no dia 26 de abril foi inaugurada, com a presença de Juscelino Kubiteschek, presidente da república e do governador Moysés Lupion. Dona Hermínia estava doente e não pode comparecer.
Na década de 1970 a casa entrou em decadência. Havia “estudantes profissionais” que residiam de forma mais ou menos permanente na casa e que eram os “chefões” do local.
Em 2003 o Ministério Público interviu na fundação e o local voltou a ser o que nunca deveria ter deixado de ser, ou seja, um local para abrigar estudantes carentes de fora da cidade.

A CEU fica na Rua Luiz Leão, entre o Colégio Estadual do Paraná e o Passeio Público.

Fonte: 
CEU Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná. Disponível em: <http://www.ceupr.com.br>. Acesso em 21 ago 2015.