domingo, 6 de setembro de 2015

Casa Glaser


O prédio que abriga a Casa Glaser foi construído na esquina das ruas Comendador Araújo e Visconde do Rio Branco em 1914. A casa antiga que havia no local, sede do mesmo estabelecimento, foi demolida para dar lugar a atual. É uma Unidade de Interesse de Preservação.

A Casa Glaser deve ser uma das empresas comerciais mais antigas, se não a mais, em atuação em Curitiba.

Joseph Glasser, professor de música e construtor, a sua esposa Anna (ambos com 39 anos de idade) e seu filho Wenceslau (então com 15 anos) eram de Langesndorf, na Boêmia. Em 7 de outubro de 1878 chegaram à Colônia Dona Francisca, em Santa Catarina, provenientes de Hamburgo. Depois mudaram para Curitiba (o clima lá era muito quente).

Em 1887 o senhor Wenceslau, antes de completar 24 anos, abriu a empresa “Wenceslau Glaser, no ramo de secos e molhado”. O local escolhido era a Rua Mato Grosso (atual Comendador Araújo), que era a saída para o interior e que na época era considerado longe do centro. Para superar esta dificuldade, o comerciante ia de casa em casa para anotar os pedidos. Depois separava, pesava e embrulhava as mercadorias e fazia as entregas à tarde. Ou seja, o sistema de entrega a domicílio (também conhecido pelo brega delivery) já existia na cidade em 1887. Atualmente comercializa cristais, louças e artigos finos para casa.

Referências:

GLASER, Niroá Zuleika Rotta Ribeiro. Famílias do velho mundo no comércio do Paraná. Curitiba: Edição do Autor, 2011. 256 p.
MILAN, Polliana. Casa Glaser, aberta há 125 anos. Gazeta do Povo. Curitiba, 30 mar 2012. Diponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/casa-glaser-aberta-ha-125-anos-8id30t55915a6bk0onstcfwpa>. Acesso em: 20 ago 2015.