sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Móveis Cimo

Móveis Cimo

Móveis Cimo

Estas fotos são puro saudosismo, uma vez que quase mais nada da antiga fábrica da Cimo existe no local.

A Móveis Cimo S.A. foi fundada por Willy Jung e Jorge Zipperer em 1912 na cidade de São Bento do Sul (SC), e teve a sua primeira serraria no então distrito de Rio Negrinho. Com o tempo tornou-se a maior fábrica de móveis da América Latina, com fábricas em Rio Negrinho, Curitiba, Joinville e no Rio de Janeiro. Desde praticamente o início a empresa tinha escritórios em Curitiba, nos últimos anos da empresa, foi a sede, até a sua falência em 1982.

A Móveis Cimo além de móveis residenciais, produzia também mobiliário escolar e móveis para auditórios e cinemas, sendo quase um monopólio nestas duas áreas. Quem tem um pouco mais de idade (não muita) quase com certeza estudou sentado em uma carteira fabricada pela Cimo (o Colégio Estadual foi todo mobiliado por eles), ou assistiu um filme em uma poltrona Cimo. Quase todos os cinemas do Brasil (em uma época que haviam muitos) tinham poltronas Cimo.

Os projetos dos móveis eram inovadores para a época e são estudados até hoje em escolas de desenho industrial. Muita gente ainda tem em casa móveis fabricados pela Cimo. Eram de uma época em que as coisas eram feitas para durar. A marca Cimo era uma verdadeira grife, em um tempo em que a palavra ainda nem era usada com o sentido que tem hoje. Quando alguém elogiava um móvel, as pessoas faziam questão de dizer que era um Cimo.

As fotos foram tiradas na Av. São José, mas as instalações da Cimo eram na Av. Senador Souza Naves e ocupavam uma quadra enorme, que ia até a São José.

Interessante notar como a cidade cresceu. Na Souza Naves, desde a altura do Conjunto Independência, era já uma zona industrial, ou seja, na periferia da cidade. Hoje, a região é praticamente centro.

Referência:

HISTÓRIA da Cimo. Disponível em: <http://moveiscimo.blogspot.com.br>. Acesso em: 7 out. 2015