sábado, 5 de dezembro de 2015

“Guairinha”

“Guairinha”

“Guairinha”

O Auditório Salvador de Ferrante, mais conhecido como “Guairinha”, faz parte do conjunto do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Em estilo modernista, o conjunto todo do Teatro Guaíra foi projetado pelo arquiteto Rubens Meister (1922-2009). O projeto foi escolhido pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto como parte das inúmeras obras que programou para as comemorações do centenário da emancipação da Província do Paraná.

As obras iniciaram em 1952 e o Guairinha foi o primeiro dos auditórios a ficar pronto. Foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954 com a presença do então presidente da república, Café Filho. Na ocasião, entre outras obras, foi também inaugurado o Palácio Iguaçu.

Com platéia e balcão, o auditório tem 496 lugares. A primeira peça encenada, em 25 de fevereiro de 1955,  foi “Vivendo em Pecado”, de Terence Rattigan.

O restante da construção do teatro foi bem demorado, sendo que o grande auditório (2.167 lugares) só foi inaugurado em 12 de dezembro de 1974 e o míni auditório (107 lugares) em 1975. Mas isso é história para uma postagem futura.

O Teatro Guaíra é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação.