domingo, 28 de fevereiro de 2016

Relojoaria e Joalheria Raeder

Relojoaria e Joalheria Raeder
Relojoaria e Joalheria Raeder
Relojoaria e Joalheria Raeder

Relojoaria e Joalheria Raeder
Relojoaria Raed em foto de 1910.
A antiga Relojoaria e Joalheria Raeder estava localizada neste prédio na Rua Riachuelo, esquina com a Travessa Tobias de Macedo.
A relojoaria foi aberta em 1893 pelo alemão Roberto Raeder que adquiriu um imóvel que pertencia a Francisco Brito, um vendedor de charutos. Já para a inauguração do seu estabelecimento o Sr. Raeder instalou na fachada um relógio trazido de Leipzig, na Alemanha.
A casa original foi demolida em 1925 para a construção do prédio atual. O projeto desse novo prédio foi de autoria do arquiteto Ludovido Doetch. Depois de pronto abrigou o consultório do Dr. Tobias de Macedo, uma loja de calçados de Alberto Riskala, uma loja de artigos masculinos e um comércio de frutas.
Durante um tempo a Relojoaria Raeder esteve instalada na Rua XV (imagino que saiu do local para a construção do novo prédio) e em 1937 voltou para o antigo endereço.
Em 1942 Carl Raeder, filho do senhor Roberto, assumiu o negócio que ficou aberto por 111 anos, até 2004. A relojoaria foi fechada no mesmo dia do falecimento do Sr. Carl.
O prédio é de difícil classificação arquitetônica, com um estilo de transição. As pessoas na época da inauguração o achavam futurista, “com suas quinas das paredes projetadas, que ganhavam espaço no ar”.
Um dos destaques do prédio é o belo relógio com caixa em ferro fundido na sua fachada. Foi reinstalado um pouco mais alto (para evitar vandalismo, creio eu). Pena que não esteja mais em funcionamento.

Referência:

IUBEL, Aline Fonseca; CORDOVA, Dayana Zdebsky; STOIEV, Fabiano. As muitas vistas de uma rua: histórias e políticas de uma paisagem - Curitiba e a Rua Riachuelo. Curitiba: Máquina de Escrever, 2014. 160 p.