quarta-feira, 25 de maio de 2016

Uma casa centenária

Uma casa centenária

Uma casa centenária

Esta casa localizada na Rua General Carneiro, esquina com a Rua Comendador Macedo é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Em estilo eclético a casa tem um frontão curvo na parte superior com o que parece ser um pinhão ao centro (semente que acabou sendo um dos símbolos do Movimento Paranista nas artes visuais).
A casa tem características próprias dos códigos de construções da época: construída junto à rua (sem recuo), porão, pé-direito alto, platibandas nas paredes voltadas para a rua (evitava que caísse água nos passantes) e canto na esquina chanfrado. As janelas decoradas lembram as da chamada “Casa das Ferraduras”, que foi a residência de Cândido de Abreu (já demolida e ficava na atual Avenida João Gualberto). Como está em um terreno grande (com um belo pinheiro hoje em dia), a entrada é pela lateral.

Comentando uma publicação em uma rede social o Sr. Luis Venske Dyminski escreveu o seguinte:
“Esta casa foi construída por meu bisavô Alfredo Venske, quando casou. Residiu nela até 1935, quando mudou para a Gen. Carneiro esquina com Benjamin Constant.”

Excelente. Gosto quando consigo ligar a foto de uma casa com as pessoas.

Texto complementado em 30 out. 2017.

Referência:

DYMINSKI, Luis Venske. [comentário em rede social] . Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/417557358409468/permalink/807425399422660/>. Acesso em: 30 out. 2017.