quinta-feira, 9 de junho de 2016

Praça Zacarias

Praça Zacarias

Praça Zacarias

Localizada no centro, entre a antiga Rua do Comércio (hoje Avenida Marechal Deodoro) e a Entrada (atual Emiliano Perneta) era ponto de passagem para quem vinha dos Campos Gerais em direção ao centro.
A Praça Zacarias é uma das mais antigas da cidade e já foi chamada de Largo da Entrada, Largo da Ponte, Largo do Ivo, Largo da Fonte, Largo do Mercado, Largo do Museu e Largo do Conselheiro Zacarias.
Antes era cortada pelo Rio Ivo (hoje canalizado e escondido da vista) tinha uma ponte para carroças e duas para pedestres.
O primeiro mercado municipal da cidade foi instalado no local em 1864, onde ficou até setembro de 1876, quando o mercado ganhou um novo prédio na atual Praça Generoso Marques, mais ou menos no local onde hoje fica o Paço da Liberdade. Depois da transferência do mercado a praça passou a ser o endereço do Museu Paranaense, que ficou no local até 1900.
Em maio de 1871 recebeu uma fonte com água encanada, que depois de ser retirada do local por um tempo, voltou a praça em 1968.
De 1884 a 1925, no local onde hoje é o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, ficava a Escola Oliveira Bello, dedicada ao ensino de meninas. O prédio da escola era bem bonito, mas foi demolido para dar lugar ao prédio onde está o museu que, diga-se, também é bonito.
Em dezembro de 1915 ganhou uma herma com busto de Zacarias de Góes e Vasconcelos.
Ao longo dos anos a praça passou por diversas reformas. Em 1976 passou pela reforma que a deixou com a aparência atual e foi interligada por um calçadão, via Travessa Oliveira Bello, com o calçadão da Rua XV de Novembro.
Atualmente, no entorno da Praça Zacarias podemos observar, além do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o Edifício Pedro Demeterco, a famosa águia bicéfala e um predinho art déco bem legal.

Referências:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Conhecendo Curitiba. Praça Zacarias. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conhecendocuritiba/pracazacarias>. Acesso em: 08 jun. 2016.
CURITIBA SPACE. Praça Zacarias. Disponível em: <http://curitibaspace.com.br/praca-zacarias/>. Acesso em: 08 jun. 2016.