sexta-feira, 10 de junho de 2016

O busto de Zacarias de Góes e Vasconcelos

O busto de Zacarias de Góes e Vasconcelos

O busto de Zacarias de Góes e Vasconcelos

Esta herma em homenagem ao primeiro presidente da Província do Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcelos, esta localizada na Praça Zacarias.
A escultura em bronze é de autoria de Roberto Lacombe e foi inaugurada pelo prefeito Cândido de Abreu em 19 de dezembro de 1915, data de comemoração da emancipação política do Paraná. Segundo Cid Destefani o monumento “tem em seu pedestal o primeiro bloco de mármore cortado no Paraná, em 1886 – sendo a sua base feita de granito oriundo da Serra do Mar”.

Zacarias de Góes e Vasconcelos


“Zacarias de Góis e Vasconcelos (Valença - BA, 5 de novembro de 1815 — Rio de Janeiro - RJ, 29 de dezembro de 1877) foi um advogado e político brasileiro.
Foi presidente das províncias do Piauí, Sergipe e Paraná (neste último, o seu primeiro presidente), deputado provincial pela Bahia em 1843, reeleito em 1845 e 1847, presidente da Câmara dos Deputados pelo Paraná em 1864, deputado geral, senador do Império pela Bahia (de 1864 a 1877), ministro da Marinha, da Justiça, da Fazenda e presidente do Conselho de Ministros por três vezes. Participou da fundação da Liga Progressista em 1864.
Como pensador político, legou para a nação brasileira o livro "Da Natureza e Limite do Poder Moderador". Neste livro, o conselheiro Zacarias faz uma análise do Poder Moderador, sugerindo que seu poder deveria ser reduzido. Publicado durante o período de maior popularidade de D. Pedro II, este livro causou polêmica pela posição avançada que tinha para a época, ao defender uma diminuição do poder do monarca em favor de um governo parlamentarista mais forte.
Quando presidiu a nova província do Paraná, instalou a Assembléia, inaugurou a sede do governo e ordenou a construção da Estrada da Graciosa, entre outras importantes obras de seu governo.” (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Referências:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Conhecendo Curitiba. Praça Zacarias. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conhecendocuritiba/pracazacarias>. Acesso em: 08 jun. 2016.
CURITIBA SPACE. Praça Zacarias. Disponível em: <http://curitibaspace.com.br/praca-zacarias/>. Acesso em: 08 jun. 2016.
DESTEFANI, Cid. Zacarias, praça de muitas histórias. Gazeta do Povo. Curitiba, 09 mar. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/zacarias-praca-de-muitas-historias-60psngi1dj4vkot7gr6yi5jqq>. Acesso em: 08 jun. 2016.
WIKIPEDIA. Zacarias de Góis. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_de_Góis>. Acesso em: 08 jun. 2016.